O Governo de Goiás foi anunciado nesta segunda-feira (7) como um dos finalistas brasileiros do Programa Google Latam AI & Edu Fellowship. O programa promove soluções inovadoras para a educação por meio da inteligência artificial. A equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vai representar o estado na etapa final do Hackathon, competição que reúne propostas tecnológicas de toda a América Latina.
Durante o Hackathon, os desenvolvedores goianos apresentaram o projeto NetEscola+, uma plataforma digital que utiliza IA para personalizar o ensino e melhorar a comunicação entre alunos, professores e pais. O Google reconheceu a solução por sua inovação, escalabilidade e impacto direto na aprendizagem.
Inovação com impacto real
A ferramenta permite que os professores criem planos de estudo personalizados, acompanhem o progresso dos alunos e incentivem o cumprimento de metas educacionais. A proposta foi desenhada a partir das necessidades reais da sala de aula, como explica o superintendente de Tecnologia da Informação da Seduc, Bruno Marques.
“A inteligência artificial ajuda o professor a planejar e acompanhar o desempenho dos alunos, firmando um pacto pela aprendizagem com toda a comunidade escolar”, afirma.
Leia Mais: Maternidades municipais de Goiânia suspendem parte dos atendimentos por falta de repasses
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Tecnologia como aliada do aprendizado
O NetEscola+ surgiu para responder a desafios escolares. Entre eles: desmotivação dos alunos, dificuldades de aprendizagem, falta de concentração e a escassez de tempo dos professores para atendimento individualizado.
Integrado ao Gemini, IA generativa do Google, o aplicativo analisa o desempenho dos estudantes com base na Matriz de Habilidades e no Documento Curricular de Goiás. Ele também recomenda vídeos do programa GoiásTec e cria quizzes personalizados a partir do conteúdo do Revisa Goiás, tornando a aprendizagem mais interativa e atraente.
Resultado de investimento contínuo
A secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, celebrou o reconhecimento e destacou o papel dos investimentos em tecnologia educacional. Segundo ela, o cenário atual contrasta com a realidade encontrada no início da gestão.
“Quando assumimos o governo, não havia investimento em tecnologia na educação. Hoje, distribuímos chromebooks para todos os alunos a partir do 9º ano e notebooks para todos os professores. Premiações como essa validam nosso esforço e compromisso com a melhoria contínua”, declarou.
Educação conectada ao futuro
O Hackathon é parte da estratégia do Google para mostrar, de forma prática, como a inteligência artificial pode tornar o ensino mais eficiente, dinâmico e alinhado com os desafios do século XXI. Ao se destacar entre os finalistas, Goiás reafirma seu papel de referência nacional em inovação educacional.