23.8 C
Goiânia
sexta-feira, 22, novembro 2024
- Anúncio -

Goiás tem o Etanol mais caro dos últimos 12 anos

Preço do litro do combustível praticado nas bombas já é maior que valores aplicados em São Paulo, Mato Grosso, Paraná e Mato Grosso do Sul

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

Em Goiás já temos o valor do litro de etanol mais caro dos últimos 12 anos. O preço do biocombustível está saindo da indústria a R$ 2,91 e chega ao consumidor final a uma média de R$ 4,71 por litro. O estado está bem no meio do período de safra da cana de açúcar, mas mesmo com a alta produção, as altas históricas no valor do combustível costumam ocorrem no período de entressafra, o que significa que o preço na bomba pode aumentar ainda mais.

De acordo com o Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol de Goiás, a moagem da cana está acelerada, mas muitas usinas terão que parar a produção no mês de outubro se a demanda pelo biocombustível continuar alta. Pode faltar o produto ou ocorrer nova elevação de preço nas bombas.

O sindicato afirma ainda que a série histórica de elevação dos preços do etanol não considera a inflação e a alta nos custos de produção que o biocombustível tem enfrentado recentemente. Ainda segundo o órgão, o clima seco prolongado e geadas que atingiram o sul do estado, também impactaram na produção desta safra.

Vale lembrar que Goiás, é o segundo maior produtor de cana do Brasil. De acordo com estimativa da Federação de Agricultura de Goiás (FAEG), o estado deve produzir 4,7 bilhões de litros de etanol. Deste total porém, apenas 30% é distribuído em Goiás, sendo que o restante ajuda no abastecimento de outros estados.


Leia mais: Prefeito torce para que seja criada a melhor cobrança do ICMS sobre preço do combustível

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -