O programa Start, iniciativa do Goiás Social em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e o Instituto Federal de Goiás (IFG), está com inscrições abertas para o curso gratuito de introdução à robótica e outras tecnologias. São 820 vagas distribuídas em 17 cidades do estado, voltadas para estudantes de 8 a 20 anos da rede pública ou bolsistas integrais da rede privada. O prazo de inscrição vai até 23 de setembro, pelo site abre.go.gov.br/startgoias.
O programa destinará metade das vagas a meninas para incentivar a maior participação feminina nas áreas de tecnologia e inovação. “Quando falamos em inclusão social, precisamos também falar em tecnologia. O Start abre portas para nossas crianças e jovens, especialmente para as meninas, mostrando que elas têm lugar no futuro da ciência e da inovação”, destacou a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado.
O Start — sigla para Seguir Transformando Através da Robótica e outras Tecnologias — democratiza o acesso de jovens em situação de vulnerabilidade ao universo científico e tecnológico. Além de noções de robótica, os alunos terão contato com programação, impressão 3D, realidade virtual e inteligência artificial. As aulas presenciais começam em 1º de outubro.

Novo ciclo de formação
Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, a iniciativa marca o início de um novo ciclo de formação. “Este é o primeiro passo oferecido pelo governo Ronaldo Caiado para aproximar crianças e jovens da tecnologia. Para muitos, será o início de uma jornada capaz de transformar vidas e famílias”, afirmou.
Em Goiânia, a Secretaria abrirá cinco turmas do curso de robótica e tecnologia. Outras 16 cidades também receberão o programa: Alto Paraíso, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Catalão, Itumbiara, Jaraguá, Jataí, Luziânia, Mambaí, Pirenópolis, Porangatu, Rio Verde, Santo Antônio do Descoberto, Trindade, Uruana e Valparaíso de Goiás. Cada laboratório terá 80 vagas.
Leia Mais: 10 de setembro marca o Dia Mundial de Conscientização e Prevenção ao Suicídio
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

As inscrições são online e a seleção seguirá critérios de idade, gênero e ordem de inscrição. A matrícula deve ser confirmada presencialmente entre os dias 25 e 30 de setembro.
Para o coordenador do projeto no IFG, professor Leandro Alexandre Freitas, a proposta vai além da capacitação técnica. “Queremos mostrar que a tecnologia é acessível e pode mudar realidades. Ao aprender robótica, esses jovens descobrem talentos, desenvolvem novas competências e passam a sonhar com carreiras que antes pareciam distantes”, explicou.
