Goiás recebe 119 mil doses de vacinas; previsão é imunizar todos os idosos em abril

Além de idosos, 5% das doses serão encaminhadas para vacinação das forças de segurança pública e salvamento.

0
Vacinas Goiás
Os imunizantes chegaram no Aeroporto Internacional de Goiânia, por volta das 8h15. Foto: Secom Goiás)

O Governo de Goiás recebeu, nesta sexta-feira (26), uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19 do Ministério da Saúde (MS). Foram 119,2 mil doses, sendo 94 mil da CoronaVac, fabricada pelo Instituto Butantan; e 25,2 mil do consórcio Oxford/AstraZeneca, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O lote recebido será utilizado para dar continuidade à vacinação de pessoas da terceira idade, conforme a faixa etária de não imunizados de cada município, reduzindo gradativamente a faixa etária.

De acordo com o secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, a partir do final da próxima semana, alguns municípios já terão vacinado pessoas na faixa dos 60 anos, concluindo assim, a imunização de todos os idosos do estado. “Assim que entrarmos no mês de abril, principalmente na segunda quinzena, nós imaginamos que o estado todo terá liquidado”, disse o secretário em entrevista à Rádio Bandeirantes.

Atualmente, Goiânia vacina idosos com 68 anos ou mais em 24 pontos de imunização. Já Aparecida de Goiânia já deu início a imunização de idosos na faixa dos 65 anos. A escolha deste público segue determinação do governador Ronaldo Caiado de priorizar a população mais vulnerável na vacinação contra a Covid-19, visto que os dados epidemiológicos apontam que o número de casos graves, internações e óbitos, neste grupo, é elevado.

Queda nos óbitos

Apesar dos dados apontarem que o número de casos graves, internações e óbitos, em pessoas acima de 60 anos, é elevado, o governador Ronaldo Caiado (DEM) acredita que com a ampliação e velocidade da vacinação, esse quadre venha a melhorar. “Com a ampliação da vacinação vamos poder chegar, em uns 40 dias, a um patamar bem mais baixo de demanda”, disse Caiado em coletiva de imprensa.

Os imunizantes chegaram no Aeroporto Internacional de Goiânia, por volta das 8h15. Após o desembarque, os imunobiológicos seguiram para a Central Estadual de Rede de Frio, no Jardim Santo Antônio, também na capital, onde foram recebidos pelo governador e secretário. Além de idosos, 5% das doses serão encaminhadas para vacinação das forças de segurança pública e salvamento.


Leia mais: Goiânia terá escalonamento regional a partir de segunda-feira (29)