Goiás lidera projeto para restaurar Cerrado e Pantanal com espécies nativas

Data:

Pesquisa financiada pela Fapeg e Capes une ciência, tecnologia e geração de renda para recuperar áreas degradadas com foco em biodiversidade e inclusão produtiva

Um projeto coordenado pelo Instituto Federal Goiano (IF Goiano) está à frente de uma rede nacional de pesquisa que aposta em espécies nativas para recuperar áreas degradadas do Cerrado e do Pantanal. Com R$ 6,25 milhões em financiamento da Fapeg e da Capes, a iniciativa busca desenvolver soluções sustentáveis por meio da seleção e aprimoramento de mudas mais resistentes, além da produção de biomoléculas com potencial econômico para as indústrias cosmética, alimentícia e farmacêutica.

Foto: Divulgação/Fapeg

Além do IF Goiano, participam 13 programas de pós-graduação em parceria com universidades de Goiás e do Mato Grosso. A proposta alia conservação ambiental e geração de renda com tecnologias como análise de sementes por raio-X e imagens multiespectrais, bioinsumos adaptados a ambientes extremos e um banco de germoplasma de plantas e microrganismos nativos. As espécies selecionadas devem reunir valor ecológico e comercial, com aplicações em óleos essenciais, alimentos e suplementos.

Leia mais: Coronel Cláudia já está em Goiânia após missão em Israel

O projeto também investe em sistemas integrados de produção agropecuária, promovendo o uso simultâneo de espécies florestais, agrícolas e forrageiras em uma mesma área. Essa estratégia amplia a diversidade produtiva, gera empregos e favorece o desenvolvimento regional. Comunidades locais e produtores rurais serão beneficiados com capacitações técnicas, valorização de saberes tradicionais e inclusão em cadeias produtivas sustentáveis.

Além de promover a restauração ambiental, o projeto fortalece programas de pós-graduação, estimula a interiorização da ciência e forma mão de obra especializada. A meta é transformar a recuperação de áreas degradadas em vetor de inovação, sustentabilidade e inclusão social. Dados do MapBiomas mostram que Goiás já reduziu em 71% a perda de vegetação nativa em 2024, indicando o impacto positivo de ações como essa.

Fotos: Divulgação/Fapeg

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Vereador Willian Veloso solicita adequações de acessibilidade na 79ª Pecuária de Goiânia

O vereador e presidente da Comissão da Pessoa com...

Governo de Goiás abre seleção para barraquinhas na Vila Gastronômica do Arraiá do Bem

Ao todo, serão disponibilizados 35 quiosques padronizados para comercialização de comidas típicas durante o evento

Caldas Country Festival anuncia Gusttavo Lima como atração da edição histórica de 20 anos

O anúncio foi divulgado nesta terça-feira (12) e reforça o peso da edição comemorativa de um dos maiores festivais sertanejos do país

Prefeitura inicia ordenamento para ambulantes no entorno do Parque Areião em dias de jogos na Serrinha 

A Prefeitura de Goiânia iniciou uma operação de ordenamento...