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quarta-feira, 10, dezembro 2025

Goiás encerra 6ª edição do Estudantes de Atitude com recorde de participação e R$ 646 mil em premiações 

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O Governo de Goiás encerrou, nesta terça-feira (9), a 6ª edição do programa Estudantes de Atitude, iniciativa da Controladoria-Geral do Estado (CGE) em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc). A cerimônia, realizada no Centro de Convenções de Anápolis, premiou as escolas que se destacaram ao longo do ano em auditoria cívica, inovação e engajamento estudantil. Participaram instituições da rede estadual convencional, do ensino especial e do sistema socioeducativo. 

A edição de 2025 registrou números recordes, com 812 escolas, mais de 38 mil estudantes, 1,2 mil professores mobilizados e participação de 92% dos municípios. As equipes realizaram 250.833 auditorias, avaliaram mais de 4 milhões de itens e entregaram 582 desafios finais.

R$ 646 mil em premiações 

A cerimônia distribuiu R$ 646 mil entre 40 escolas campeãs regionais, cinco estaduais, além das equipes que produziram os melhores “gritos de garra” e conteúdos para redes sociais. Neste ano, o programa incluiu uma nova categoria: Estudante-Orientador, que premiou 15 alunos com R$ 2 mil cada. Escolas que completaram todas as etapas também foram reconhecidas. 

Referência nacional e internacional 

O secretário-chefe da CGE, Marcos Tadeu de Andrade, ressaltou o protagonismo estudantil e o alcance do programa. Ele destacou que a metodologia goiana já foi replicada nacionalmente pelo Conaci no programa “Estudantes em Movimento” e também despertou interesse internacional.

“Temos intercâmbio com países como Colômbia e Ucrânia, interessados em conhecer nossa tecnologia cívica. É um indicador muito claro do trabalho consistente realizado pelos estudantes em todo o estado”, afirmou. 

A secretária de Educação, Fátima Gavioli, reforçou a parceria iniciada em 2019 e defendeu que o Estudantes de Atitude se torne política de Estado por meio de projeto de lei. “É sempre um momento contagiante, porque envolve transformação real da comunidade escolar. Queremos que essa proposta pedagógica permaneça”, disse. 

Leia Mais: Daniel Vilela lidera disputa pelo Governo de Goiás com 39,3%, aponta Paraná Pesquisas    

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Parceria com a CGU e debate ambiental 

Como parte das atividades, o programa contou com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) na criação da Tarefa Especial, com o tema “O clima está mudando! E você?”. A etapa incluiu concurso de desenho e redação para provocar reflexão sobre os impactos das mudanças climáticas. 

Os cinco projetos campeões estaduais 

1º lugar — Itaguaru 

Colégio Estadual Artur da Costa e Silva – “Jornada Ambiental: Conhecimento que Transforma” 
O projeto envolveu ações de ciência cidadã e educação ambiental voltadas à proteção da Bacia do Córrego Curral Queimado. A iniciativa foi reconhecida como a grande campeã de 2025. 

2º lugar — Formosa 

CEPI Professora Izabel Christina de Sousa Ortiz – “Ponto Formosa” 
A escola desenvolveu uma plataforma digital para sistematizar denúncias sobre infraestrutura. A ferramenta ganhou escala e passou a ser usada em toda a cidade, em parceria com a Ouvidoria Municipal. 

3º lugar — Ipameri 

CEPI Professor César Augusto Ceva – “Jovens Vereadores” 
O projeto simulou um processo eleitoral completo dentro da escola, estimulando o debate de problemas reais da comunidade e criando um programa de formação política para jovens. 

4º lugar — Rianápolis 

Colégio Estadual Cônego José Trindade da Fonseca e Silva 
A iniciativa uniu tecnologia e sustentabilidade: coleta seletiva, irrigação automatizada, roupas feitas com material reciclado, plataformas de conscientização ambiental e criação de um aplicativo para denúncias ecológicas. O trabalho resultou, inclusive, na aprovação de uma lei municipal instituindo a Brigada Ecológica Escolar. 

5º lugar — Itumbiara 

Colégio Estadual da Polícia Militar – Dionária Rocha – “VIVA” 
O projeto promoveu hábitos saudáveis e bem-estar emocional por meio de pilates, meditação, arteterapia, desafios de autocuidado e atividades de prevenção em saúde.  

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