A Prefeitura de Goiânia estabeleceu uma parceria com a Central Única das Favelas (Cufa) para participar da Expo Favela, que acontecerá em Goiás pela primeira vez. O evento, que ocorrerá nos dias 19 e 20 de maio no Centro de Convenções de Goiânia, no Setor Central da capital, tem como propósito dar destaque aos empreendedores provenientes de favelas e periferias, promovendo o conhecimento, oportunidades e relações no mundo dos negócios.
Conforme a organização, a programação da exposição conta com conferências, workshops, rodada de negócios, shows, apresentações culturais e de startups, desfiles, games e outras atrações, que serão voltadas a empreendedores, voluntários, palestrantes e artistas.
A intenção da Cufa é desenvolver programas e projetos para combater a exclusão da sociedade de crianças, jovens e adultos. Para isso, atua em diversas áreas, como cidadania, educação, esporte, cultura e empreendedorismo.
Essa será a terceira edição nacional do evento e a primeira no Estado de Goiás. Na exposição, um estande da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul) apresentará aos participantes a história da capital goiana, o turismo, suas riquezas, bem como as ações da Prefeitura de Goiânia.
“A Expo Favela contribui para o desenvolvimento de comunidades e promove a igualdade social”, avalia o presidente da Agetul, Valdery Júnior, ao afirmar, ainda, que o evento tem capacidade de potencializar o turismo local.
O empreendimento é o ponto-chave da Cufa e são essas experiências que serão apresentadas na Expo Favela, que ainda está com as inscrições abertas para empreendedores, além dos ingressos à venda para participantes.
A valorização dos profissionais e a evolução deles estão entre as ações da Cufa. São eles costureiros, vendedores de acessórios, profissionais da beleza, dentre outros que fazem o seu próprio salário em comunidades periféricas, que possuem potencial que necessita de oportunidades para se transformar em negócios.
Na Expo Favela, os moradores das comunidades possuem contato com empresários e investidores, que conectam com os trabalhadores para alavancar e gerar oportunidade de crescimento. “O empreendedorismo é a chave para transformar ideias em ações, sonhos em realidade. Esse evento proporciona tudo isso, além de impulsionar o crescimento econômico e social de uma forma mais humanizada,” finaliza Valdery.
Leia mais: Conheça 5 ecopontos em Goiânia para descarte responsável de resíduos