24.8 C
Goiânia
sábado, 23, outubro 2021
- Anúncio -

Goiânia instala módulos no drive da vacinação; doses da Pfizer também serão utilizadas no local

São quatro salas modulares com capacidade para atender até 12 pessoas ao mesmo tempo.

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

A Prefeitura de Goiânia começou a usar, nesta terça-feira (17), módulos com ar condicionado no drive-thru da vacinação contra a Covid-19, no Shopping Passeio das Águas. São quatro salas modulares com capacidade para atender até 12 pessoas ao mesmo tempo. A nova ferramenta possibilita a utilização de vacinas que necessitam de armazenamento especial, como a Pfizer.

“A alguns dias nós tivemos que fazer paradas de atendimento no drive pelas características dos imunizantes. Agora, eles têm chegado em maior número na capital. Por essa razão preparamos o drive para receber os quatro tipos de vacina, seja CoronaVac, AstraZeneca, Janssen ou Pfizer. Agora pode fazer aqui com segurança por conta da climatização”, explica Luana Ribeiro, secretária executiva da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia.

A vacinação no drive-thru do Shopping Passeio das Águas ocorre por meio de distribuição de senhas. Por dia, são duas mil senhas distribuídas por ordem de chegada. Atualmente, Goiânia imuniza pessoas com 25 anos ou mais. Para quem deseja se imunizar em uma das unidades de saúde da capital, é necessário agendar pelo aplicativo “Prefeitura 24 Horas”.

Índice de reprodução da Covid-19

Nas últimas semanas, a taxa de positividade registrada nas testagens ampliadas com antígeno tem apresentado queda na capital. O maior índice deste deste ano ocorreu em 5 de julho, quando 11,4% das pessoas testadas (3.603) apresentaram resultado positivo para Covid-19. Desde então, mais cinco testagens foram realizadas. Na última sexta-feira (13), dos 6.418 testados, apenas 6,6% deram resultado positivo.

Da mesma forma ocorreu no sábado (14), quando a SMS testou visitantes no Zoológico de Goiânia e no Parque Mutirama. Em números totais, foram 2.762 testados nos dois locais. No Mutirama foram realizados 1.435 testes, com 95 casos positivos (6,62%). Já no Zoológico, 1.327 pessoas foram testadas e 82 deram positivo (6,18%).

Resultado das últimas testagens

5 de julho: 3.603 testes (11,4% positivos)

15 de julho: 4.038 testes (9,7% positivos)

22 de julho: 3.989 testes (8,7% positivos)

30 de julho: 1.824 testes (7,3% positivos)

4 de agosto: 2.558 testes (7,6% positivos)

13 de agosto: 6.418 testes (6,6% positivos)

Cautela

De acordo com Luana Ribeiro, os indicadores devem ser observados de forma conjunta. “Precisamos avaliar com muito zelo se essa queda é sustentada, principalmente, por conta das novas variantes, pelo perfil da pandemia. Nós já vivenciamos isso no final do ano anterior quando tivemos uma queda, depois tivemos um segundo pico”, ponderou Luana.

“Estamos comemorando com muito zelo porque é um conjunto. Aumento de vacinação, cuidado com os protocolos, máscara, higiene de mãos, distanciamento e a queda da positividade, taxa de ocupação e solicitação de leitos na capital”, pontuou a secretária.


Leia mais: Testagem realizada no Zoológico de Goiânia e Mutirama tem 6% de casos positivos

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -