18.8 C
Goiânia
segunda-feira, 17, junho 2024
- Anúncio -

Goiânia inicia Vacinação Contra Poliomielite nesta segunda-feira

Público-alvo são todas as crianças de 1 a 4 anos de idade

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

A Prefeitura de Goiânia inicia, nesta segunda-feira (27/5), a Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite, que tem previsão de encerramento em 14 de junho, e Dia D em 8 de junho.

As doses da Pólio Oral (VOP) estarão disponíveis em 65 salas de vacinação do município. A abertura oficial da campanha na capital será no Centro Municipal de Vacinação (CMV), às 8h, no Setor Pedro Ludovico. O objetivo da campanha é vacinar todas as crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, independentemente se a caderneta está completa.

“É uma dose extra, um reforço que deve ser ministrado em todas as crianças de 1 a 4 anos, indiscriminadamente, ou seja, mesmo que a criança já tenha tomado as três doses dentro do programa de rotina”, explica a gerente de Imunização, Tulyanne Alvez.

Conforme dados do IBGE, Goiânia tem 67 mil crianças nessa faixa etária. A meta é vacinar 95% desse público. Até abril de 2024, a cobertura na capital estava em 54,4%. Em 2023, não houve campanha, e em 2022, a cobertura foi de 52,78%.

Crianças menores de 1 ano deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para o esquema primário (três doses da vacina inativada poliomielite – VIP, que é injetável).

Com a campanha, que ocorre ao mesmo tempo em todo o país, o Ministério da Saúde (MS) espera aumentar a cobertura vacinal e, com isso, reduzir os riscos de reintrodução do poliovírus selvagem no Brasil.

Atualmente, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), há dois países endêmicos para a poliomielite: Paquistão e Afeganistão, onde, em 2024, foram registrados 15 casos da doença, sendo seis no Afeganistão e sete, no Paquistão.

- Anúncio -
Array
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -