Goiânia alerta para vacinação contra VSR em crianças com comorbidades até 31 de agosto 

Data:

A Prefeitura de Goiânia alerta para o fim da estratégia sazonal de proteção contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Crianças menores de 2 anos com comorbidades que aumentam o risco de formas graves de infecções respiratórias podem receber o imunizante até 31 de agosto.

A vacinação está disponível no Centro Municipal de Vacinação, no Setor Pedro Ludovico, todos os dias da semana, das 8h às 18h. Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identificação da criança e relatório, laudo ou prescrição médica com indicação clínica e descrição da condição de saúde ou o respectivo CID-10.

Quem pode receber

Podem receber o imunizante crianças menores de 2 anos com as seguintes condições:

  • Cardiopatia congênita com repercussão hemodinâmica;
  • Doença pulmonar crônica da prematuridade;
  • Imunocomprometimento grave, congênito ou adquirido;
  • Síndrome de Down;
  • Fibrose cística;
  • Doenças neuromusculares graves;
  • Anomalias congênitas das vias aéreas.

A estratégia sazonal termina em agosto. No entanto, a proteção para crianças prematuras permanece disponível durante todo o ano.

Proteção contra o VSR

O Vírus Sincicial Respiratório é uma das principais causas de infecções respiratórias graves em crianças menores de 2 anos. O vírus está associado a grande parte dos casos de bronquiolite viral aguda e também tem impacto nas hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Em 2026, o Ministério da Saúde incorporou o anticorpo monoclonal nirsevimabe ao Sistema Único de Saúde (SUS). A proteção é oferecida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) para bebês prematuros, com até 36 semanas e 6 dias, e crianças menores de 24 meses com comorbidades durante o período de maior circulação do vírus.

Lucas Freitas
Lucas Freitas
Jornalista formado pela UNIFASAM - Centro Universitário Sul-Americano. Profissional apaixonado em entretenimento, cinemas, teatro, futebol e musicas. Jornalista por amor.

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Candidato ao Senado pelo PRD, Gustavo Mendanha defende mandato de 12 anos para ministros do STF em sabatina

Candidato do PRD afirma que recebeu compromisso de Daniel Vilela e Ronaldo Caiado em 2023 e lamenta falta de diálogo com Gracinha na disputa por uma vaga ao Senado

UEG abre inscrições para Medicina em Itumbiara com 30 vagas

Curso é gratuito, terá ingresso no primeiro semestre de 2027 e recebe inscrições até 5 de outubro; provas serão aplicadas em Goiânia, Itumbiara e Anápolis

Goiás registra maior número de novas empresas para agosto desde 2022

Estado abriu 17.637 novos negócios no mês, alta de 14,3% em relação a agosto de 2025; Goiânia liderou os registros entre os municípios

UEG oferece 4,3 mil vagas em 35 cursos de graduação para 2027

Vestibular 2027/1 tem inscrições abertas até 21 de setembro e oferece cursos gratuitos e presenciais em 32 cidades de Goiás