Por meio da assessoria de comunicação, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) informou que agentes estavam na Escola Municipal Dalka Leles, no Residencial Orlando de Morais, em Goiânia, na manhã desta terça-feira (3), para fazer uma palestra a convite da diretora da unidade, quando uma confusão começou entre os alunos, momento em que os guardas usaram spray de pimenta para dispersar os adolescentes. Dez jovens precisaram ser atendidos.
“É uma região onde estava acontecendo muitas brigas na porta de escolas, alguns furtos e assaltos”, ressaltou o guarda civil Janilson Saldanha. De acordo com ele, durante a palestra, “alguns adolescentes não gostaram da presença da GCM e iniciaram uma pequena confusão dentro de um dos banheiros”. Os agentes agiram e a confusão foi para quadra, onde a palestra estava ocorrendo.
Neste momento, segundo a GCM, o spray de pimenta foi direcionado ao chão, para que não houvesse agressões. “A grande preocupação é de que tivesse pedaço de pedra, de pau, e alguém pudesse se machucar de forma mais grave. Então foi utilizado esse procedimento, que é o uso seletivo da força, para fazer com que aquela confusão naquele momento acabasse”, pontuou Saldanha.
Pais alegam abuso de autoridade
Dez estudantes precisaram ser socorridos pelo Corpo de Bombeiros e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). No local, pais e responsáveis alegam que houve abuso de autoridade por parte dos agentes. De acordo com informações de funcionários, equipes da GCM estavam realizando há alguns dias rondas na porta da unidade de educação para evitar brigas de alunos.
Leia mais: Funcionários públicos cobravam aluguéis irregulares de feirantes em Goiânia