A Fifa anunciou nesta sexta-feira (10) os nomes dos finalistas para os prêmios The Best e Puskás 2023. Os vencedores serão revelados no dia 27 de fevereiro, quando haverá a cerimônia de gala para a entrega do troféu.
A entidade decidiu incluir a Copa do Mundo no período analisado pelos votantes – e, assim, além de toda a temporada 2021/22, é levada em conta nos votos a primeira metade de 2022/23.
The Best – Futebol Masculino
Karim Benzema (Real Madrid), Kylian Mbappé (PSG) ou Lionel Messi (PSG): um dos três atletas será eleito o melhor jogador do mundo da temporada de 2022.
Em outubro, Karim Benzema ficou com a Bola de Ouro, prêmio da revista France Football que não englobou a Copa do Mundo.
The Best – Futebol Feminino
Beth Mead (Arsenal), Alex Morgan (San Diego Wave) ou Alexia Putellas (Barcelona): uma das três atletas será eleita a melhor jogadora do mundo da temporada de 2022.
Em outubro, Alexia Putellas ficou com a Bola de Ouro, prêmio da revista France Football, superando a concorrência de nomes como a inglesa Beth Mead e a australiana Sam Kerr.
Prêmio Puskás
O atacante da seleção brasileira, Richarlison, disputará o troféu de gol mais bonito da temporada passada com o lance que protagonizou na estreia do Brasil na Copa do Mundo do Catar, diante da Sérvia. Ele concorrerá contra o francês Payet e o polonês Marcin Oleksy, que tem uma perna amputada.
O jogador polonês Oleksy, do Warta Poznan, combinou capacidade atlética excepcional, imaginação e capacidade de marcar com um voleio sensacional em jogo contra o Stal Rzeszow.
O outro finalista do prêmio de gol mais bonito foi do francês Payet, do Olympique de Marselha, que anotou sua pintura nas quartas de final da Liga Conferência contra o PAOK.