Felipe Drugovich sagrou-se neste ano, o primeiro brasileiro campeão mundial da Fórmula 2, principal categoria de acesso à F1. O resultado expressivo já garantiu um contrato com a Aston Martin. Em 2023, ele participará do Programa de Desenvolvimento e será o piloto reserva da equipe. Outro que também garantiu um importante título foi Pedro Clerot, que no último domingo (06) tornou-se o primeiro campeão da F4 Brasil, categoria escola chancelada pela FIA.
Em comum, Drugovich, de 22 anos e Clerot, de 15, recebem um ‘treinamento’ específico, focado no alto desempenho, método criado pelo psicólogo brasiliense e especialista em mindfulness Pedro Lôbo, que desenvolveu o programa Atleta Mindful para treinar a mente de atletas de alto rendimento a terem mais foco e equilíbrio.
Pedro sabe bem que no esporte os milésimos de segundos fazem muita diferença. E, ter um atleta focado 100% em seu objetivo e com uma mente treinada para conseguir extrair o melhor desempenho em situações de grande pressão é extremamente importante. Depois de muitos estudos e pesquisas, o especialista em mindfulness desenvolveu um método próprio por meio de meditação guiada. E tem visto seus atletas alcançarem resultados expressivos em suas carreiras.
“O programa Atleta Mindful tem como objetivo desenvolver habilidades mentais que pode ajudar os atletas de alto rendimento a focar em melhores resultados em seu esporte. Nele, ofereço uma abordagem poderosa e integrada para trabalhar com o estresse físico, emocional e sociológico diário, além de oferecer ferramentas poderosas para lidar não apenas com a dor e lesões persistentes, mas principalmente permitir ao atleta ferramentas para superação para aumentar seu foco e diminuir suas vozes críticas”, descreve Pedro Lôbo.
Pedro Lôbo iniciou sua jornada de autoconhecimento em 1998, mas não diretamente com o mindful. Lôbo estudou psicologia e a partir de 2014 começou a desenvolver um programa que envolve meditação guiada e faz com que os seus assessorados se mantenham calmos, mesmo em situações extremas.
Entre os seus assessorados estão nomes consagrados no automobilismo brasileiro, como é o caso de Felipe Nasr (campeão da temporada 2021 do IMSA), Felipe Fraga (DTM e IMSA), passa por jovens promessas como Felipe Drugovich (atual campeão da Fórmula 2, principal porta de acesso à Fórmula 1), Enzo Elias (Porsche Carrera Brasil) e Pedro Clerot (atual líder e campeão da Fórmula 4 Brasil), e chega aos destaques em suas categorias: César Ramos (Stock Car) e Werner Neugebauer (Porsche Carrera Brasil).