21.8 C
Goiânia
terça-feira, 7, maio 2024
- Anúncio -

Ex-deputado e presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, é preso pela PF

A PF apura indícios e provas que podem apontar para a existência de uma organização criminosa que teria agido com a finalidade de “atentar contra o Estado democrático de direito”.

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

A Polícia Federal (PF) prendeu preventivamente na manhã desta sexta-feira (13), o ex-deputado federal e presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson. O mandado de prisão partiu do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Moraes também determinou o bloqueio de conteúdos postados por Jefferson em rede sociais, além da apreensão de armas e acesso a mídias de armazenamento.

A prisão ocorre dentro do chamado inquérito da mílicia digital. Nesta investigação, a PF apura indícios e provas que podem apontar para a existência de uma organização criminosa que teria agido com a finalidade de “atentar contra o Estado democrático de direito”. Isto incluiu publicação de notícias falsas e incitar ataques a democracia. Essa suposta organização se dividiria em núcleos: de produção, de publicação, de financiamento e político.

Outra suspeita é de que o grupo tenha sido abastecido com verba pública. Entre os nomes citados pela PF em um pedido para acessar quebras de sigilo, estão assessores da Presidência da República acusados de integrar o chamado “gabinete do ódio”.

Mensalão

O então deputado Roberto Jefferson foi o pivô do escândalo do mensalão em 2005, ainda no governo do ex-presidente Lula (PT). Na época, em entrevista ao jornal “Folha de São Paulo”, Roberto Jefferson apontou indícios que que o governo passava dinheiro a deputados da base.

Em novembro de 2012, no julgamento do mensalão no STF, Roberto Jefferson foi condenado a 7 anos e 14 dias de prisão, pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Nos últimos dois anos, ele se aproximou mais do governo Bolsonaro, tem postado fotos com armas e defendido pautas do presidente.


Leia mais: Goiás recebe mais 152 mil doses de vacinas contra Covid-19 nesta sexta-feira (13)

- Anúncio -
Array
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -