Nesta terça-feira, 21, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abre o período de inscrições para estudantes que desejam concorrer a vaga no ensino superior público. Neste semestre, o Sisu vai ofertar 237 mil vagas em 128 instituições. O prazo para se inscrever vai até sexta-feira (24).
Para se inscrever no processo, é preciso ter feito o Enem 2019 e ter tirado nota acima de zero na prova de redação. Os resultados estão disponíveis desde sexta-feira, 17, na Página do Participante.C
Na hora da inscrição, é possível escolher até duas opções de curso, de acordo com a ordem de preferência. Com isso, uma vez por dia, o Ministério da Educação (MEC) divulga na página do Sisu as notas de corte, que os alunos podem acompanhar para tomar decisões mais assertivas em relação às suas prioridades.
A nota de corte, porém, é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição. Ela não garante que o estudante seja selecionado.
Critérios
É importante ficar atento ao critério de cada curso e faculdade, pois o Sisu dá liberdade para as instituições de ensino definirem como usarão o Enem.
Dessa forma, determinado curso pode exigir, por exemplo, uma média mínima no Enem. Outra graduação pode levar mais em consideração determinada matéria e, consequentemente, dar maior peso à disciplina na nota final.
Leia mais:
Erro no Enem: Weintraub admite inconsistências em notas