Nesta terça-feira (27), Anápolis realizou a tradicional entrega da Comenda Gomes de Souza Ramos. Nesta edição, uma comissão julgadora formada por 13 integrantes selecionou 34 cidadãos para serem homenageados. Entre os condecorados estão o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), o ministro das Comunicações, Fábio Faria, o senador Ciro Nogueira (PP), futuro ministro-chefe da Casa Civil e a primeira-dama do estado, Gracinha Caiado.
O evento que contou com a presença do governador Ronaldo Caiado (DEM), foi marcado por elogios a cidade goiana. “Anápolis terá sempre um lugar de gratidão e reconhecimento”, comentou o deputado Arthur Lira. Durante discurso, Ciro Nogueira acenou ao governador sobre a intenção de estabelecer parcerias. “Quero firmar o compromisso, governador Caiado, com o desenvolvimento do seu estado. Estamos aqui em reconhecimento a esse grande povo do nosso querido estado de Goiás”, declarou.
“Tenham certeza de que cada um dos agraciados estará sempre trabalhando pelo social, pela cidade, pela população”, respondeu o condecorado Alexandre Baldy, ex-ministro das Cidades e atual secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo. A honraria é concedida desde 1981, sempre na última semana de julho, como parte das comemorações pelo aniversário de Anápolis. O município completa 114 anos neste sábado (31/07).
Também participaram do evento o presidente da Câmara Municipal de Anápolis, vereador Leandro Ribeiro (PP); o deputado federal Adriano do Baldy (PP); os deputados estaduais Coronel Adailton (PP) e Amilton Filho (Solidariedade); o vice-prefeito de Anápolis, Márcio Cândido (PP); além de todos os homenageados com a comenda.
Gracinha Caiado
A presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, foi uma das homenageadas. “Estou feliz e orgulhosa. Essa honraria gera uma responsabilidade ainda maior para com esse povo”, afirmou Gracinha.
“Tenho paixão por essa cidade, onde Ronaldo nasceu”, destacou a primeira-dama. Caiado salientou que a medalha concedida engrandece seu currículo, ao mesmo tempo em que o orgulha enquanto marido, anapolino e governador. “É o reconhecimento ao trabalho desenvolvido na área social do Estado”, resumiu. A comenda, que leva o nome do fundador de Anápolis, é a maior honraria oferecida pela prefeitura a pessoas que tenham prestado serviços relevantes ao município.
Gracinha destacou, ainda, algumas iniciativas de proteção social, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o recém-lançado Mães de Goiás, que prestará assistência a mulheres com filhos de até seis anos de idade e que vivem em situação de extrema pobreza. “Sempre acreditei que meu dever seria cuidar das pessoas que mais precisavam”, comentou.
Também integram a lista de novos comendadores religiosos, políticos, membros das forças de segurança, empresários dos segmentos que impulsionam a economia local e pessoas ligadas ao esporte. O prefeito de Anápolis, Roberto Naves, referiu-se aos homenageados como pessoas que têm identidade com o município. “Essa foto [dos comendadores] vai falar por si só. Ela tem a cara de Anápolis”, garantiu.