32.8 C
Goiânia
sexta-feira, 21, janeiro 2022
- Anúncio -

Em resposta a Caiado, prefeito de Trindade acusa o governador de “politizar” pandemia

Jânio Darrot também cobrou mais diálogo por parte de Caiado, revelou números da Covid-19 e contestou afirmações do governador.

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

O prefeito de Trindade, Jânio Darrot (PSDB), fez uma live nesta quinta-feira (11), em resposta a declarações do Governador Ronaldo Caiado (DEM) na última quarta-feira (10). Na ocasião, Caiado disse que Janio “está contribuindo para disseminar a doença”, fazendo referência ao afrouxamento no isolamento social e flexibilização do comércio em Trindade.

Em reposta, Janio disse que “desconhece as razões” pelas quais levou Caiado a fazer essa crítica, e disse esperar “que tenha sido uma desinformação da parte dele [Caiado]”. Caiado também disse em live que a “prefeitura de Trindade não tem nem um leito de UTI para ofertar ao cidadão”, o que irritou Jânio Darrot.

Números

Durante a transmissão, foram apresentados números referentes ao coronavírus em Trindade. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Trindade tem 128 casos confirmados de Covid-19, destes, 81 já foram curados e 43 ainda estão ativos. Outros 23 casos estão sob suspeita e a cidade acumula até o momento quatro óbitos.

Já no painel eletrônico disponibilizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), onde há atualizações de 30 em 30 minutos, os números são outros. Trindade aparece no quadro com apenas 79 casos confirmados e 641 sob suspeita. Esse número foi citado pelo Governador Ronaldo Caiado, e hoje pela manhã contestado por Darrot.

“Ao contrário do que se propagou e tentou se colocar, de que Trindade estava vivendo uma situação de caos, é uma situação de total controle. Eu não sei de onde tiraram o número de que Trindade tem 632 suspeitos, isso é uma coisa absurda”, afirmou Jânio Darrot.

“O senhor (Caiado) vai ver números que o senhor desconhece. Está sendo leviano e covarde num momento tão difícil como esse de pandemia. O senhor está querendo politizar essa situação, para desviar atenção dos problemas do seu governo”, disse Janio pouco antes de revelar o número de casos de acordo com a SMS de Trindade.

“Trindade não tem nem um leito de UTI para ofertar ao cidadão”

Quanto ao número de leitos, o prefeito afirmou que a cidade tem 16 leitos de UTI na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), sendo que dez deles possuem respiradores. Recentemente, o Governador Ronaldo Caiado foi a Trindade para entrega de seis leitos de UTI no Hospital Estadual de Urgências de Trindade (Hutrin), destinados para o combate ao coronavírus.

Apesar do número, o prefeito afirmou que apenas três deles estão em uso, pois “não há energia suficiente para colocar os outros três” em uso. Segundo Jânio, os leitos da cidade são usados para emergências e disse ainda que os casos mais complexos são enviados a Goiânia porque os melhores hospitais estão na capital.

De acordo com levantamento de UTIs e taxa de ocupação realizado pela UFG em parceria com o Governo de Goiás, o Hutrin tem cinco leitos ocupados e um disponível. O que contradiz a afirmação de Jânio Darrot, que afirmou apenas três deles funcionando.

Flexibilização

Segundo Jânio Darrot, para a reabertura do comércio, os estabelecimentos estão cumprindo todas as exigências de higiene definidas pela Secretaria Municipal Saúde de Trindade. Além disso, ressaltou que a que a prefeitura realiza fiscalização e orientação para o uso de equipamentos de proteção.

Jânio também cobrou mais diálogo de Caiado, quanto a criação de um protocolo de saúde uniforme para as cidades de Goiás. Também agradeceu deputados e senadores pelo apoio com emendas, assim como os profissionais de saúde que estão trabalhando no combate a Covid-19.

Em fala direta ao governador Ronaldo Caiado, Jânio disse que não era precisa vê-lo como oposição. “Espero que daqui em diante, vamos juntos trabalhar pela saúde do povo de Trindade, pela saúde do povo de Goiás. Se o senhor precisar de mim pode contar comigo”, finalizou o prefeito de Trindade, Jânio Darrot.

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -