A prefeitura de Anápolis deve publicar ainda hoje (03), o novo decreto endurecendo as regras de isolamento social na cidade. As decisões tomadas pelo prefeito Roberto Naves (PP), são diferentes do esquema de quarentena alternada proposto pelo governo do estado, publicado na última segunda-feira (29).
A cidade entra no chamado “risco moderado”, o que inclui novos protocolos sanitários, mas, na prática, não impede o funcionamento da maioria das atividades econômicas da cidade. Dentre as mudanças, está a suspensão das atividades comerciais a partir das 22h (todos os dias exceto saúde/alimentação/igrejas); fechamento de praças, parques e espaços esportivos; funcionamento de bares e restaurantes apenas por delivery; bem como rodízio semanal de feiras.
Além disso, o cenário de risco moderado prevê multa de R$ 5 mil na matrícula do imóvel que infringir as regras, seja residência ou comércio. Atividades econômicas estão suspensas aos finais de semana, no período entre 22h de sexta e 6h de segunda, exceto saúde, academias e igrejas.
Rodízio no comércio
Em entrevista ao Jornal Bandeirantes, na manhã desta sexta-feira (03), o prefeito Roberto Naves (PP), falou sobre as medidas adotadas pela cidade e deu mais detalhes sobre como será o rodízio no comércio durante a semana.
“Nós estamos ampliando o horário de funcionamento do comércio da cidade. Vamos fazer um rodízio de tal forma que todos funcionem no mesmo dias, mas em um período e intervalo de tempo diferentes”, explicou o prefeito.
De acordo com Naves, a definição sobre o horário de abertura será definido pelo número do lote em que o comércio está construído. “O comércio que tiver o lote em número par irá funcionar de 7h da manhã até às 13h. O comércio que estiver localizado em um lote ímpar, funciona de 13h até às 19h”, revelou o prefeito.
Confira a entrevista completa com o prefeito de Anápolis, Roberto Naves (PP):
Leia mais: Justiça derruba liminar e comércio não pode reabrir em Goiânia