22.8 C
Goiânia
segunda-feira, 20, maio 2024
- Anúncio -

Em crescimento, presidente Bolsonaro já empata com Lula em pesquisa eleitoral

Conforme a pesquisa, votos brancos e nulos são 2%, e os entrevistados que dizem não saber em quem votar somam 3%

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

Divulgada na manhã desta quinta-feira (25), a nova rodada da pesquisa Exame/Ideia mostra uma quase virada no cenário político brasileiro no que se refere às eleições presidenciais — que ocorrem em outubro deste ano.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) surge agora com 44% das intenções de voto, já o atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), cresceu e já está com 36% — no segundo lugar. Estes números são da modallidade estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados.

Essa diferença entre os dois principais candidatos do país caiu de 11 para 8 pontos em relação à pesquisa anterior divulgada em julho pelo mesmo instituto. Os números foram vistos com alegria pela cúpula do governo federal.

Já o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece com 9%, seguido de Simone Tebet (MDB) com 4%. Os demais nomes marcaram 1% ou não pontuaram. Conforme a pesquisa, votos brancos e nulos são 2%, e os entrevistados que dizem não saber em quem votar somam 3%.

No cenário espontâneo, isto é, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, segundo a pesquisa, Lula aparece com 33%, e Bolsonaro vem logo atrás, com 30%. Os líderes da pesquisa são seguidos por Ciro Gomes (3%) e Simone Tebet (2%). Os demais candidatos não chegam a 1%. Votos brancos e nulos são 7%, e os entrevistados que não sabem em quem votar somam 24%. Com a margem de erro, na espontanêa, já há um empate técnico nessa pesquisa.

Analistas políticos ouvidos pela Bandeirantes afirmam que há uma tendência iminente de Jiair Bolsonaro crescer muito nas próximas pesquisas devido à Propoposta de Emenda à Constituição (PEC), mais conhecida como PEC dos auxílios, que concede auxílios aos motoristas e taxistas e — também — aumentou o Auxílio Brasil de R$ 400 para R$ 600.

Foram ouvidas 1,5 mil pessoas entre os dias 19 e 24 de agosto, em ligações feitas para telefones residenciais ou celulares. O grau de confiança é de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o protocolo BR-02405/2022.


Leia mais:

- Anúncio -
Array
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -