27.8 C
Goiânia
sexta-feira, 22, novembro 2024
- Anúncio -

Elias Vaz intensifica apresentação de propostas para Saúde nesta semana

Em reunião com integrantes da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde em Goiás (SindSaúde), o candidato afirmou a posição contra a privatização do SUS.

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

A pouco mais de uma semana das votações em primeiro turno, o candidato a prefeito de Goiânia, Elias Vaz (PSB), intensificou a apresentação dos projetos nestas Eleições 2020. O foco do candidato nesta semana foi apresentar propostas para saúde, incluindo prazos de atendimento na rede municipal e realizar parcerias para o atendimento a pessoas com deficiência.

Segundo projeta Elias Vaz, o tempo de espera por exames não deve passar de 15 dias. Para consulta, o prazo limite é de 30 dias e de 60 dias para cirurgias eletivas. Em caso de urgência e emergência, o atendimento deve ser imediato. 

“Esses prazos já são lei em Goiânia. Tive a iniciativa do projeto e a Câmara Municipal aprovou enquanto eu era vereador. Aí começou uma batalha do Município para não cumprir a lei. Mas nós vamos cumprir”, afirma o candidato. Vaz destaca a necessidade de investimento na atenção primária, que deveria representar 62,7% do atendimento em consultas ambulatoriais, mas limita-se a 31%, segundo dados do Ministério da Saúde. “A situação eleva a procura por especialidades, mais onerosas, dos recomendáveis 22,3% para 34%. Urgências e emergências explodem para 35%, muito acima dos15% desejáveis”, explica.

Investimento na atenção básica

Também nesta semana, o candidato se reuniu com a Associação Médica de Goiás e reafirmou que tem como prioridade o investimento na atenção básica à Saúde. O investimento na atenção primária é uma das reivindicações que constam em carta entregue pela entidade ao candidato. Elias Vaz também se comprometeu a melhorar as condições de trabalho dos médicos na rede municipal.

Para isso, o candidato também falou na realização de concursos para evitar a precarização da relação trabalhista, com a adoção de contratos. “Outra solicitação da Associação Médica é que haja diálogo com a categoria e vamos manter esse canal aberto. A nossa gestão será feita a partir do diálogo com a sociedade”, esclareceu Elias Vaz.

Atendimento a pessoa com deficiência

Um dos pilares do candidato nesta campanha, foi a intenção de realizar parcerias para melhorar e ampliar áreas como transporte e educação. Da mesma forma, Vaz propôs fazer parecerias para ampliar na capital o atendimento a pessoas com deficiência. A afirmação foi feita nesta quinta-feira (05) em visita à Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (Adfego).

“A entidade realiza um trabalho fantástico, mas pode ampliar o atendimento se receber suporte da administração municipal. Nós queremos fazer essa parceria não só para o tratamento de saúde, mas para o encaminhamento de profissionais para o mercado de trabalho e geração de renda”, disse.

Elias Vaz também destacou a necessidade de fazer discussões com a sociedade para que Goiânia seja “realmente” uma cidade acessível. “A acessibilidade é um ponto muito importante numa administração comprometida com a dignidade humana. Não podemos fechar os olhos para essa realidade e para os direitos das pessoas com deficiência”, pontuou.

Sistema Único de Saúde

Em reunião com integrantes da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde em Goiás (SindSaúde), o candidato afirmou a posição contra a privatização do SUS.  “O meu compromisso é com saúde gratuita e de qualidade”, destacou.

Elias Vaz assinou documento elaborado pelo SindSaúde com 15 reinvindicações e propostas para o próximo prefeito. O candidato ressaltou a necessidade de garantir o acesso da população aos serviços de Saúde e de fortalecimento da atenção primária, que hoje tem cobertura inferior a 60% na capital.


Leia mais: A poucos dias das eleições, conheça as propostas dos candidatos de Senador Canedo

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -