Sarampo: ‘Dia D’ de vacinação é neste sábado (15)

0
Foto: Fernanda Sunega / Fotos Públicas

O “Dia D” de vacinação contra o sarampo está sendo realizado nesse sábado (15) em unidades de saúde de todo Brasil. Em Goiânia, é possível tomar a vacina em 45 postos espalhados pela cidade. A finalidade é atrair a atenção do público alvo quanto à necessidade de imunização contra a doença.

Nesta primeira fase da campanha em 2020, a vacina é destinada às crianças de cinco anos até os jovens de 19 anos. No entanto, a população de seis meses a 49 anos, que ainda não tomou a dose, pode se vacinar também no Dia D, que ocorre em todo o país. Isso porque a ação faz parte da campanha nacional de vacinação contra o sarampo.

45 postos de saúdes estarão funcionando neste sábado em regime de plantão, das 8h às 17h. A lista completa de endereços pode acessada aqui.

A ação faz parte da 1° etapa da campanha que teve início do dia 10 de fevereiro e segue até 13 de março. A segunda etapa está prevista para ocorrer de junho a agosto, com foco no público de 20 a 29 anos e em agosto para a população de 30 a 59 anos.

Casos de Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa grave e a única forma de evitar é a vacina. Sua transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias. Entre os sintomas, estão febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e manchas brancas.
Em 2019, foram registrados 85 casos suspeitos de sarampo, dos quais 59 são residentes na capital, sendo que 6 foram confirmados. Foram descartados 50 casos e 5 permanecem em investigação.

Leia mais:

Dia ‘D’ de Vacinação contra o Sarampo é neste sábado. Crianças são prioridade

Segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo começa hoje, 18