Deputado goiano participa do encontro da Rede Parlamentar Global

0
Imagem: Divulgação

O deputado federal Glaustin da Fokus (PSC-GO), está em Paris para participar de encontro de Rede Parlamentar Global, e nesta quinta-feira,09, o deputado se encontrou com o Delegado do Brasil junto às Organizações Internacionais Econômicas sediadas na capital francesa, embaixador Carlos Marcio Cozendey, com quem conversou do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

“O Brasil não deve desistir do objetivo de ingressar na OCDE porque tem muito a evoluir com todo esse processo de entrada, que costuma durar pelo menos dois anos, tempo necessário para cada país aperfeiçoar e modernizar sua legislação e, assim, se aproximar do nível das nações mais desenvolvidas, o chamado ‘clube dos riscos’, apelido da organização”, destacou o deputado federal Glaustin da Fokus e completou. “Acredito que a nossa população ganhe bastante na qualidade das políticas públicas em áreas como educação, economia, saúde, tecnologia e trabalho.”

De acordo com o embaixador, além de Romênia e Argentina, o Brasil disputa lugar com Croácia, Bulgária e Peru para entrar na organização, que hoje enbloba mais de 30 nações de alto PIB per capita e elevado Índece de Desenvolvimento Humano. “O processo de acessão é longo e envolve um exame de políticas públicas de cada país, para verificar se a candidatura é compatível”, explicou o diplomata.

Criada em 1961, a OCDE tem a missão de promover políticas que fomentem a economia e o bem-estar social ao redor do mundo. O traço comum do trabalho da organização é o compromisso com a economia de mercado, sob a égide de instituições democráticas. Trata-se de um fórum no qual governos podem trocar experiências e buscar soluções para desafios comuns. Entrar no grupo traz benefícios em vários setores, sobretudo na atração de investimentos.