O Democratas (DEM), partido do governador Ronaldo Caiado, elegeu o maior número de prefeitos e vereadores em Goiás nas Eleições 2020. Foram 62 prefeitos eleitos nos 246 municípios do estado. O DEM também foi responsável pelo maior número de vereadores eleitos em Goiás. Ao todo, foram eleitos 372 parlamentares eleitos, de acordo com apuração do site UOL que, levantou dados destas eleições em todo o Brasil.
Em comparação com as eleições anteriores, a sigla ganhou 53 prefeitos (eram apenas 10), um crescimento de 520%. Já o número de vereadores, saiu de 119 nas eleições de 2016 para 372 em 2020. Foram 253 vereadores a mais que o pleito anterior, um crescimento de 212.6% em Goiás.
Entre as dez maiores cidades do estado, o executivo será liderado em duas. Paulo do Vale, em Rio Verde, foi reeleito com 51,07%. Já em Luziânia, com Diego Sorgatto também chegou ao pleito de prefeito, com 57,16%.
Pirenópolis
O resultado de um imbróglio político em Pirenópolis pode aumentar o número de prefeitos do DEM para 63. Isto porque João do Leo, atual prefeito, recebeu menos votos que seu principal concorrente, Nivaldo Melo (62,25% a 17,67%). Entretanto, Nivaldo Melo, em outubro, Nivaldo Melo (Pros) teve a candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral e aguarda julgamento.
Caso Nivaldo não consiga regularizar a candidatura, os votos recebidos por ele serão considerados inválidos. Desta forma, João do Leo que, foi o segundo colocado na disputa, assume a prefeitura e continua como mandatário do executivo municipal.
Leia mais: TSE finalizou a totalização dos votos com três horas de atraso; ministro lamentou