Por meio de nota, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), orientou que os médicos goianos que realizam atendimentos eletivos, como consultas, exames, cirurgias e procedimentos de qualquer especialidade, possam realizar as atividades a partir do dia 20 de abril. Porém, a entidade ressalta que sejam resguardadas as medidas protetivas para médicos, colaboradores e pacientes já divulgadas pelo Cremego e por autoridades sanitárias e epidemiológicas.
Segundo o Conselho, as medidas, reiteradas pela orientação publicada pelo Conselho em 3 de abril, considerando a Recomendação Cremego nº 1/2020, a Recomendação Cremego nº 2/2020 e a Nota Técnica 06/2020 da SES, são, em caso de consulta, a distribuição de máscaras cirúrgicas a todos os pacientes e acompanhantes, independentemente de apresentarem sintomas respiratórios. A entidade pede pessoas que puderem devem levar suas máscaras de casa.
Além disso, deve ser respeitado a distância mínima de 2 metros entre as pessoas nas salas de espera e com o agendamento dos atendimentos com intervalos mínimos de 30 minutos para evitar o contato entre os pacientes e possibilitar a correta higienização e desinfecção do espaço.
A Cremego também ressaltou a obrigatoriedade do uso dos equipamentos de proteção individual indicados para o atendimento. No caso de atendimentos com risco de geração de aerossóis, o médico deve se proteger com EPIs indicados.
Leia mais:
Bares e restaurantes não devem abrir em Goiás mesmo com flexibilização de decreto