Covid-19: Estado libera reforço da bivalente para idosos e imunocomprometidos

Data:

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), seguindo a recomendação do Ministério da Saúde (MS), liberou a dose de reforço da vacina bivalente contra covid-19 para idosos acima de 60 anos e imunocomprometidos a partir de 12 anos. A orientação consta na Nota Técnica nº 83/2023, publicada pelo órgão federal na terça-feira (05/12). Até a publicação, a bivalente só estava disponível para a primeira dose. Com a recomendação do MS, os municípios goianos, que já estão abastecidos, passam a disponibilizar o reforço para os grupos de idosos e imunocomprometidos.

O documento foi emitido após a identificação de duas sublinhagens de uma variante da covid-19 no Brasil (JN.1 e JG.3). “O estado do Ceará identificou essa nova variante da Ômicron, que fez com que o número de casos naquele estado aumentasse. E por isso essa recomendação para que idosos e imunodeprimidos tomem mais uma dose da vacina bivalente. Lembrando que a orientação vale para quem já tomou a última dose há seis meses ou mais”, explica a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Flúvia Amorim.

O imunizante está disponível nas 989 salas de vacinação em todo o estado. Atualmente, a cobertura vacinal para a bivalente em Goiás é de 13,22%. Além dos idosos, transplantados, pessoas vivendo com HIV, também podem buscar a dose de reforço: portadores de doença renal crônica em hemodiálise e pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico. “Se você está nessa situação, a recomendação é procurar um posto de vacinação no seu município e atualizar sua caderneta”, recomenda a superintendente.

Em Goiás, já foram registrados ao longo de 2023 um total de 110.463 casos confirmados de Covid-19, com 452 óbitos pela doença. Ainda não há registro das subvariantes JN.1 e JG.3 no estado, conforme o último sequenciamento genômico realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-Go), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Atualmente, a XBB.1 é a subvariante com maior representatividade em Goiás.

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Zé Vaqueiro traz projeto “Muído do Original” para o Copa Experience, em Goiânia, no dia 19 de julho

Show inspirado nas tradicionais vaquejadas nordestinas será realizado no dia 19 de julho, no Centro Cultural Oscar Niemeyer

Centro de Apoio ao Romeiro deve receber mais de 400 mil fiéis durante a Romaria do Divino Pai Eterno

O espaço funcionará 24 horas por dia entre os dias 26 de junho e 5 de julho e deve receber mais de 400 mil devotos ao longo do período

Grupo B termina primeira rodada sem vencedores após empates entre Suíça, Catar, Canadá e Bósnia

A segunda rodada do Grupo B será disputada no dia 18 de junho. O Canadá enfrenta o Catar, enquanto a Suíça encara a Bósnia e Herzegovina