A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), realiza neste domingo (4), uma força-tarefa para limpeza do Córrego Botafogo. A programação inclui a roçagem do mato alto, rastelação, catação e retirada de galhos, e lixo das margens e do leito do curso d’água.
A limpeza de mananciais urbanos é realizada pela Comurg durante todo o ano. No período da estiagem, o nível dos córregos, rios e ribeirões é baixo, e o acúmulo de lixo prejudica o fluxo das águas. Já no período de chuvas frequentes, o excesso de lixo pode fazer com que os cursos d’água transbordem provocando alagamentos e inundações na cidade.
“Recolhemos diariamente plásticos, garrafas, pneus, animais mortos e até móveis e eletrodomésticos como sofás e geladeiras dos córregos que passam por Goiânia. A população precisa entender que a poluição dos cursos d’água prejudica a própria comunidade”, afirma o presidente da Comurg, Alisson Borges.
Nos últimos dias, a Companhia promoveu a limpeza no Córrego Cascavel, em Campinas e no trecho Aeroviário, e no Córrego Caveirinha, na Chácara Recreio São Joaquim. “Pedimos a colaboração de todos, no sentido de descartar lixo apenas nas lixeiras. Isso porque os resíduos jogados no chão acabam indo parar nos rios”, explica Alisson Borges.