Pesquisa divulgada nesta terça-feira (20), do Instituto Paraná Pesquisa/Portal 6, mostra vantagem do presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), com 43,6% das intenções de voto — ante 32,6% do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em Goiás, o mandatário brasileiro tem uma vantagem bem expressiva em relação a políticos de esquerda, como o petista Lula, que é, hoje, o principal adversário de Bolsonaro, segundo as pesquisas divulgadas nos últimos dias.
De acordo com o instituto, esses números se referem à modalidade estimulada, isto é, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados. Ainda segundo a amostra, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar com 5,8%; em quarto está a senadora Simone Tebet (MDB) com 4,6%.
Já o candidato do Partido Novo, Felipe D’Avila, Soraya Thronicke (UB) e Vera Lúcia (PSTU) estão com 0,3%. Padre Kelmon (PTB) tem 0,1%. E não pontuaram Léo Péricles (UP); Constituinte Eymael (DC) e Sofia Manzano (PCB).
Dos que não responderam ou não souberam em quem votar foram 6%; já os que afirmaram que vão votar em branco e nulo somam 6,4%.
Esta pesquisa é a primeira pelo Instituto Paraná logo após o início da propaganda eleitoral no rádio e TV. Foram ouvidos 1.540 eleitores entre 15 e 19 de setembro, com a margem de erro de 2,5%. O levantamento está registrado no TSE sob número 00649/2022.
Leia mais: Com Henrique Meirelles, Lula se reúne com ex-presidenciáveis em São Paulo