28.8 C
Goiânia
quarta-feira, 6, novembro 2024
- Anúncio -

Cirurgia de Lula transcorreu sem intercorrências e presidente se recupera no hospital

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

A equipe médica responsável pela cirurgia para colocação de uma prótese no quadril do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, concedeu entrevista coletiva sobre seu estado de saúde nesta sexta-feira (29), em Brasília (DF). Segundo o médico Roberto Kalil Filho, chefe da equipe, o procedimento ocorreu sem intercorrências e o presidente Lula já se encontra acordado e em recuperação. 

“A cirurgia ocorreu sem intercorrências e o presidente já se encontra acordado, conversando, indo para a recuperação pós-anestésica. Nas próximas horas, ele já irá para o apartamento, não necessitando ser submetido à terapia semi-intensiva ou intensiva”, garantiu o médico.

Lula se submeteu a uma artroplastia do quadril – correção de uma artrose – no início da tarde desta sexta-feira, no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília (DF). O procedimento já era programado, de acordo com a equipe médica. “Foi uma cirurgia programada e que aconteceu dentro da normalidade. O presidente recebeu anestesia geral, como é de praxe e de rotina nesse tipo de procedimento”, explicou Kalil.

Segundo detalhou o chefe da equipe, a cirurgia teve início às 12h e durou cerca de três horas, tempo previsto para esse tipo de intervenção. O médico Giancarlo Polesello foi o cirurgião-chefe responsável pelo procedimento.

Em sua avaliação, a expectativa é que a recuperação seja breve e que Lula tenha alta até a próxima terça-feira (03/10), quando deve ir para o Palácio da Alvorada caminhando. Em seis semanas, o presidente estará apto a viajar de avião, poderá participar de eventos fora de Brasília (DF) e não terá nenhuma restrição, disseram os médicos.

Na próxima semana, o presidente despachará do Palácio da Alvorada, para facilitar a fisioterapia e também o repouso, já que faz parte da recuperação não permanecer de pé por muito tempo. A cirurgia consistiu em colocar uma prótese de cerâmica na cabeça do fêmur, parte do osso da perna, próximo ao joelho. De acordo com os médicos, as chances de rejeição de próteses como essa são mínimas, em torno de 1%.

Cirurgia na pálpebra

O médico Roberto Kalil Filho contou que Lula também foi submetido a uma blefaroplastia – pequena correção das pálpebras -, que já era uma vontade antiga do presidente e, dada a boa resposta à cirurgia ortopédica, foi viável de ser realizada. A médica oftalmologista Eliana Forno foi a responsável pelo procedimento.

Além de Kalil e Polesello, também participou da coletiva a médica Ana Helena Germoglio, médica da Presidência da República. Juntos, os três acompanham a saúde de Lula há vários anos.

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -