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quinta-feira, 2, maio 2024
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Cinco famílias ficaram desalojadas durante período chuvoso em Goiânia

Balanço é apresentado pela Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (AGCMG), e abrange período chuvoso de novembro de 2021 a março de 2022.

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A Defesa Civil de Goiânia divulgou balanço dos trabalhos realizados durante o período chuvoso na capital. Foram 159 ocorrências entre os meses de novembro de 2021 e março de 2022. De acordo com o registro, cinco famílias ficaram desalojadas, ações emergenciais foram realizadas para atender os afetados, e cinco interdições e duas demolições precisaram ser feitas por questões de segurança. Nenhum óbito foi registrado.

O levantamento aponta, ainda, que uma família precisou ser encaminhada para Casa de Acolhida, e foram realizadas, também, quatro ações emergenciais conjuntas com outros órgãos de segurança, além de uma simulação de desastre. Outras 136 ocorrências não necessitaram de intervenção imediata por parte da prefeitura.

Monitoramento

A Defesa Civil monitora várias áreas de risco 24 horas por dia, sete dias por semana, em revezamento de equipes. As equipes monitoram as vias próximas a leitos hídricos, como córregos, ribeirões e o Rio Meia Ponte, sempre levando em consideração os índices pluviométricos, disponibilizados pelo Centro de Informações Metereológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO).

Segundo o Coordenador de Área de Risco, Marcelo Luz, os monitoramentos orientam a tomada de decisões, principalmente quando ocorrem escorregamentos, erosões, deslizamentos, enchentes e inundações, que podem causar a perda de vidas humanas e danos materiais. “Queremos contribuir com nossas ações, visando minimizar os riscos à população”, destaca.

A população pode entrar em contato com a Defesa Civil via o telefone (62) 3524-8109, ou pelo e-mail [email protected], além dos telefones da Defesa Civil (199) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (193).

Ocorrências atendidas pela Defesa Civil durante o período chuvoso (Novembro de 2021 a Março de 2022):

  • Foram abertas e atendidas 159 ocorrências, sendo:
  • 05 Interdições
  • 05 Famílias desalojadas;
  • 01 Família desabrigada;
  • 04 Ações emergenciais conjuntas;
  • 01 Utilização da Casa de Acolhida;
    -02 Demolições, sendo uma preventiva e outra em andamento;
  • 05 Ações emergenciais para afetados;
  • 01 Simulado de Operações de Desastre;
  • 136 Ocorrências que não necessitaram de intervenção imediata da prefeitura.

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