A prefeitura de Goiás publicou decreto nesta quinta-feira (20) permitindo que apenas os serviços essenciais funcionem até o dia 28 de maio. Pelo documento fica proibida circulação de pessoas e restrições noutras atividades.
Pelo que diz o documento, o “toque de consciência”, que é a restrição da circulação das pessoas, tem início a partir das 13h do sábado até às 6h da segunda-feira. Estabelecimentos como bares, restaurantes, clubes, escolas, templos religiosos, cinemas, feiras e museus não poderão funcionar em virtude do decreto.
A prefeitura determina também a proibição do consumo de bebida alcoólica em locais públicos, eventos públicos, privados e esportivos. Fica autorizado o serviço de tele-entrega até às 23h, exceto se for bebida alcoólica, que terá de ser até 19h.
Já as atividades comerciais que poderão funcionar devem respeitar o horário até às 17h. No sábados até 12h. Ainda segundo o decreto, mercados, mercearias e supermercados podem funcionar até às 19h, durante a semana, e até às 13h no sábado.
As unidades de saúde, farmácia, pronto-atendimento, distribuidoras de gás e postos de combustíveis são as únicas atividades que podem funcionar 24 horas por dia.
Para os estabelecimentos que poderão funcionar neste período, será obrigado seguir alguns protocolos de segurança, como uso de álcool gel e manter a limitação de 30% da capacidade de atendimento.
Leia mais: Caiado reafirma que o estado não solicitou o fechamento do Hcamp, em Águas Lindas