A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) coletou desde janeiro de 2022 cerca de 15 mil itens que seriam descartados irregularmente em vias públicas de Goiânia.
Segundo a prefeitura, os números superam o registrado no mesmo período do ano passado.
“Nossos esforços são para colocar fim às formas de descarte irregular, e evitar danos ao meio ambiente”, destaca o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos).
A gestão detalha ainda que no mês de janeiro e fevereiro, foram recolhidos 5.315 e 4.741 equipamentos, respectivamente. Em março, até o momento, a Comurg coletou, com Cata-treco, 4.950 peças descartadas. A média semanal é de 1.250 móveis e objetos recolhidos, de forma que, diariamente, 178 peças de pequeno, médio e grande porte são coletadas.
Quationada sobre que tipo de intens são recolhidos, a gestão municipal diz que variam entre fogões, geladeiras, camas, colchões, cadeiras, poltronas, gavetas, portas de madeira, computadores, acessórios eletrônicos, tanque, máquina de lavar e televisores. Sofá é o item mais descartado. Foram 636 peças dispensadas em janeiro, 492 em fevereiro, e 525 no mês de março, um total de 1.653 itens despachados como lixo.
O chefe do Executivo destaca que que além de evitar o descarte irregular e consequente degradação do meio ambiente, essa ação gera também emprego.
“A maior parte do material recolhido é passível de reciclagem, o que gera emprego e sustento às famílias que trabalham nas cooperativas responsáveis por alojar todo o material”, pontua.
Para o presidente em exercício da Comurg, Alisson Borges, o aumento no quantitativo, com relação ao ano passado, é resultado do trabalho de conscientização.
“O primeiro passo é a conscientização, e mostrar à população que a prefeitura presta um serviço que funciona, que é Cata-treco”, diz.
Para solicitar os serviços da Comurg, basta acessar o aplicativo Prefeitura 24h, WhatsApp (62) 98596-8555 e teleatendimento (62) 3524-8555.
Leia mais: Flagrado com esposa de personal diz que não se arrepende e que ato foi consensual