17.8 C
Goiânia
quinta-feira, 18, julho 2024
- Anúncio -

Campanha de Vacinação contra Poliomielite termina nesta sexta-feira (14)

Meta de vacinação é de no mínimo 95% das crianças de 1 a menores de 5 anos de idade contra a poliomielite no estado

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

O Governo de Goiás encerra nesta sexta-feira (14) a Campanha de Vacinação contra Poliomielite 2024. Segundo dados informados pelas 18 regionais de saúde, foram aplicadas em Goiás 25.553 doses no ‘Dia D’ de mobilização contra a paralisia infantil, realizado no último sábado (8).

A cobertura vacinal da poliomielite no Estado, em 2023, foi de 78,92%. Já em 2024 está em 79,42%, apontando melhora, mas distante da meta preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 95% para a poliomielite.

A Central Estadual de Rede de Frio possui cerca de 46 mil doses disponíveis em estoque e distribuiu aos municípios 360 mil doses para a campanha. Após a campanha, as doses continuarão disponíveis para a população, mas a recomendação é que os pais e responsáveis procurem as unidades de saúde o quanto antes.

Estratégias

Nesta semana, municípios como Trindade e Aparecida de Goiânia realizaram a vacinação contra a poliomielite nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). A superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, avalia que as estratégias são importantes para aumentar as coberturas vacinais.

“Muitos pais querem vacinar, mas encontram dificuldades em função da distância e jornada de trabalho. A vacinação nas unidades de ensino é uma estratégia importantíssima dos municípios para apoiar os pais que querem vacinar os filhos”, afirma.

Histórico de casos

O último caso registrado em Goiás e em todo o país foi no ano de 1989. Em 1994, o Brasil recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem, mas, em 2023, o país foi classificado como de alto risco para a reintrodução da doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a vacina é a única forma de garantir que ela não volte.

Atualmente, existem dois países endêmicos, Paquistão e Afeganistão. Dados da OMS, atualizados de 1º de janeiro a 23 de abril de 2024, mostram que foram confirmados 13 casos de poliomielite, sendo seis no Afeganistão e sete no Paquistão. Com a circulação de pessoas, o perigo é que o vírus volte a circular no Brasil.

Leia mais: Inauguração do Hospital de Águas Lindas será na próxima segunda (17)

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -