A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, informou que adotou novas medidas para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que começa nesta segunda-feira (23), entre elas, a transferência de salas de vacinas para lugares que evitem grandes aglomerações.
Portanto, para esse primeiro momento as salas que que funcionam dentro das unidades de saúde não vão funcionar para a campanha, o que segundo a SMS, atende determinação do Ministério da Saúde para que que se evite aglomerações.
De acordo com a pasta, a vacinação será realizada em postos alternativos, em locais arejados, ventilados, amplos e próximos às unidades como escolas, quadras, igrejas e outros, assim como já havia sido feito em algumas unidades da capital. O público-alvo continua restrito aos idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde.
Veja aqui todos os novos locais de vacinação em Goiânia.
Campanha
Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo da campanha contra gripe, que foi antecipada no calendário, é reduzir as internações, as complicações e mortes decorrentes das infecções causadas pelo vírus da influenza na população alvo para a vacinação. A meta é vacinar no mínimo 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.
Na primeira fase de vacinação, vão receber a vacina os idosos a partir de 60 anos e os trabalhadores da saúde. Segundo a SMS, A população-alvo deste grupo é de 177.284 pessoas.
A segunda fase começa no dia 16 de abril e é destinada aos professores das escolas públicas e privadas, profissionais da força de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis.
A terceira fase se inicia em 9 de maio e vai atender gestantes, puérperas (mulheres que deram a luz há pouco tempo), crianças entre 6 meses a menores de 6 anos, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, povos indígenas, pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos de idades.
De acordo com a pasta da saúde, o público-alvo total em Goiânia é de 508.943 pessoas.
Outras vacinas
O Ministério da Saúde determinou ainda, a suspensão da Campanha de Vacinação contra o sarampo e a suspensão temporária de vacinação de rotina em todas as unidades de saúde até o dia 16 de abril.
Todas as medidas levam em consideração as orientações para evitar a aglomeração de pessoas e a Portaria nº 454, de 20 de março de 2020, do Ministério da Saúde, que declara que todo o território nacional encontra-se em transmissão comunitária com o Covid-19.
Leia mais:
Ônibus de Goiânia e região metropolitana só poderão transportar passageiros sentados