21.8 C
Goiânia
terça-feira, 20, janeiro 2026

Caiado destaca transformação histórica na segurança pública de Goiás nos últimos sete anos

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

Goiás registrou, pelo sétimo ano consecutivo, redução nos principais indicadores de criminalidade. Os dados constam em balanço apresentado nesta segunda-feira (19), no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. Na ocasião, o governador Ronaldo Caiado celebrou os avanços alcançados pelas forças de segurança pública do estado. 

“Hoje, Goiás chegou a um ponto de sofisticação máxima no combate a cada tipo de crime, trazendo os índices a patamares mínimos de incidência”, afirmou o governador. 

O levantamento foi elaborado pela Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) e compara os dados registrados entre 2018 e 2025. No período, houve redução contínua, ano a ano, em diferentes modalidades de roubo: de cargas (-97%), de veículos (-95%), a transeuntes (-92%) e em estabelecimentos comerciais (-91%). O roubo a instituições financeiras, conhecido como “Novo Cangaço”, não registrou nenhuma ocorrência nos últimos anos, alcançando redução de 100%. 

Os crimes contra a vida também apresentaram queda expressiva. O latrocínio teve redução de 82%, o homicídio doloso caiu 62%, a lesão corporal seguida de morte recuou 54% e o homicídio tentado diminuiu 28%. De acordo com o relatório, 109 municípios goianos não registraram nenhum homicídio consumado ao longo de 2025. 

No mesmo intervalo, houve retração nos crimes de furto, com queda de 71% nos furtos de veículos, 52% em residências e 39% em propriedades rurais. Os casos de estupro também apresentaram redução de 8%. 

“Quando eu disse que bandido não se cria em Goiás, que muda de profissão ou sai do estado, está aí a comprovação. Não é discurso, é realidade. Nós devolvemos Goiás aos goianos”, afirmou Caiado, ao destacar que os resultados superaram expectativas projetadas há sete anos. 

Fortalecimento das forças policiais

O vice-governador Daniel Vilela atribuiu os avanços ao fortalecimento das forças policiais, com investimentos em infraestrutura, equipamentos e capacitação profissional. Ele também anunciou que o estado deve lançar, na próxima semana, um sistema de inteligência artificial voltado ao combate ao crime. “Será uma ferramenta fundamental para manter a trajetória de redução dos índices”, afirmou. 

O secretário de Segurança Pública, Renato Brum, reforçou que a tendência é manter os bons resultados por meio de trabalho contínuo e integrado. “São reduções expressivas, fruto de muito esforço, inteligência, investimentos, controle do tráfico e da presença constante do governador como comandante-chefe”, destacou. 

Leia Mais: Prefeitura de Goiânia orienta população sobre poda de árvores e recolhimento de resíduos

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Mais números 

Outro recorte do balanço compara os dados de 2025 com os de 2024 e mostra queda em todos os principais indicadores. Houve redução de 48% no roubo de cargas, 34% no roubo a transeuntes, 33% no roubo de veículos e 30% nos roubos em comércios. Também caíram os registros de lesão seguida de morte (-20%), roubo em residência (-20%), furto a transeunte (-19%), furto em residência (-18%) e homicídio doloso (-16%), entre outros crimes. 

Durante a apresentação, os comandantes das forças de segurança detalharam os resultados de 2025. O comandante-geral da Polícia Militar de Goiás, Marcelo Granja, informou que, em média, 21 foragidos foram recapturados por dia e 10 armas de fogo retiradas de circulação diariamente. A corporação também apreendeu 54 toneladas de drogas, sendo 12 toneladas fora do estado, evidenciando a integração com outras forças policiais. 

Já o delegado-geral da Polícia Civil de Goiás, André Ganga, destacou a realização de 7.942 operações policiais em 2025, crescimento de 9% em relação ao ano anterior, sendo 139 fora de Goiás. Segundo ele, a taxa de elucidação de homicídios alcançou 92%. Outro avanço citado foi a reestruturação da Divisão de Operações Aéreas, com a entrega de um helicóptero que voltou a operar após 13 anos, a partir de dezembro do ano passado.

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -