Segundo último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, o Brasil tem 9.056 casos confirmados da covid-19, transmitida pelo novo coronavírus. Foram 1.146 novas confirmações de quarta para quinta-feira. As mortes pela doença subiram de 299 para 359, conforme apontaram o boletim divulgado nesta sexta, 3. Com isso, a taxa de mortalidade no país está em 4%.
Em Goiás, de acordo com informações repassadas pelo governador Ronaldo Caiado, são 88 casos confirmados de Covid-19 e 2.138 em investigação. Ontem, Caiado também anunciou, durante coletiva sobre o novo decreto de quarentena em Goiás, que a capital registrou o primeiro óbito por coronavírus. Trata-se de um homem de 87 anos, cardiopata, portador de diabetes e doença pulmonar crônica.
Os registros estão no banco de dados do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) de Goiás. Sendo assim, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) explicou que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação.
Pico da pandemia
No Brasil, embora o pico da pandemia ainda não tenha sido alcançado, os sistemas de saúde público e privado já enfrentam sobrecarga por causa do aumento do número de internações. Para diminuir a velocidade da disseminação da epidemia no país, o Ministério da Saúde orienta que a população siga medidas de isolamento social, o que também é recomendado por especialistas e autoridades internacionais de saúde, como a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Leia mais:
Coronavírus: Caiado prorroga decreto de isolamento social em Goiás por mais 15 dias