23.1 C
Goiânia
segunda-feira, 24, junho 2024
- Anúncio -

Brasil quer reativar parceria com Turquia na área de defesa 

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve uma reunião bilateral com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, no início da tarde deste sábado (9), em paralelo à 18ª Cúpula de chefes de Estado e de governo do G20, em Nova Delhi, na Índia.

Lula afirmou em rede social que deseja reativar a parceria estratégica entre os dois países, especialmente na área de defesa.

“Conversamos sobre reativar a parceria Brasil-Turquia, que estava abandonada. Falamos também do aumento do comércio entre os dois países, da cooperação na área de defesa e as perspectivas pela paz no mundo”, afirmou o presidente brasileiro.

Lula contextualizou que uma das possibilidades citadas é o mercado de aviação. O presidente afirmou que o Brasil está pronto para facilitar discussões entre Embraer e Turkish Airlines no contexto de potenciais novas aquisições planejadas pela empresa turca.

O comércio bilateral entre os dois países, que chegou ao recorde de US$ 4,9 bilhões em 2022, tem amplas frentes para ampliação.

As relações diplomáticas entre Brasil e Turquia tiveram início há 165 anos, em 1858, com a assinatura do Tratado Bilateral de Amizade e Comércio. Brasil e Turquia colaboram para fortalecer suas posições em comum em diversos órgãos internacionais, como a ONU, o G20 e o FMI (Fundo Monetário Internacional).

- Anúncio -
Array
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -