A força-tarefa montada pelo governo estadual para monitorar a região onde uma barragem se rompeu em Pontalina continua com os trabalhos neste início de semana. O incidente ocorreu na madrugada deste último sábado (4) na fazenda São Lourenço das Guarirobas, na zona rural do município.
Segundo o governo, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) comandam sobrevoo panorâmico na região para identificar possíveis danos e o abastecimento de água já foi retomado ainda no último domingo (5) pela Saneago. Além disso, a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) ainda realiza avaliações das pontes atingidas pela enchente.
Desde a manhã de sábado estão presentes no local equipes da Semad, Goinfra, Saneago, Corpo de Bombeiros, Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar, Comando de Policiamento Rodoviário da PM e Defesa Civil.
Na manhã deste domingo, técnicos da Semad comandaram sobrevoo panorâmico na região para identificar possíveis danos causados pelas enchentes. Logo depois , os técnicos vistoriaram três barragens a montante (antes deste ponto referencial onde aconteceu o rompimento). Em uma delas foi observado que as águas ainda passam por cima do barramento. O proprietário rural foi devidamente orientado sobre procedimentos a serem adotados. Em outra propriedade, foi observado que a água continua passando pelo talude e o local continuará sendo monitorado.
Já no período da tarde, as equipes seguiram com vistorias nos dois barramentos que se encontram dentro da área urbana do município.
Abastecimento
O abastecimento de água começou a ser retomado no município por volta das 11h40 deste domingo e a normalização que ocorre gradualmente ao longo do dia.
Segundo a Saneago, o local onde funciona a captação de água foi atingindo pelo alto nível de água. Após a normalização, foram iniciados os trabalhos de avaliação de todos os equipamentos e de limpeza da estrutura que durou todo o sábado e parte do domingo.
Rodovias
Na manhã deste domingo, uma equipe da Goinfra realizou nova avaliação das duas pontes atingidas pelas águas e foi constatado que não houve nenhuma evolução, porém os técnicos seguem no monitoramento das estruturas.
A GO-215 segue aberta ao tráfego, enquanto a GO-040 continua interditada até que seja feita outra avaliação mais detalhada, prevista para a manhã desta segunda-feira (06).
Leia mais:
Após morte de peixes, laudo aponta baixa oxigenação no Meia Ponte