Em Goiânia, o aplicativo “Prefeitura 24 horas” já recebeu quase três mil denúncias, nas últimas duas semanas, sobre pontos de aglomeração de pessoas e empresas de serviços não essenciais abertas.
De acordo com o comando da Guarda Civil Metropolitana (GCM), mais de 50 lojas foram orientadas e fechadas, uma teve as mercadorias apreendidas e uma pessoa foi presa, além de termos de ocorrências que foram emitidos pela corporação.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), pasta que gerencia o aplicativo, informou que os números mostraram que das quase três mil denúncias, 1,6 mil são de lojas ou pontos comerciais abertos, sem seguir orientações do decreto estadual.
O comando da Guarda Civil lembrou que a fiscalização continua em parceria com fiscais da Prefeitura e Polícia Militar, inclusive nos parques e praças da cidade, que, segundo as denúncias do aplicativo, são locais onde se concentram maior número de aglomerações.
De acordo com a prefeitura, as denúncias que chegam ao aplicativo são direcionadas à Guarda Civil Metropolitana (GCM) e à Fiscalização da Secretaria de Planejamento (Seplan). As demandas são verificadas e posteriormente as equipes são deslocadas aos locais que foram denunciados.
Como fazer
Para fazer uma denúncia pela ferramenta, basta acessar o aplicativo (disponível nas lojas de aplicativos das plataformas android e IOS) e selecionar as opções “COVID-19 – Aglomerações”, quando identificado pelo cidadão os locais com possíveis aglomerações de pessoas, e “COVID-19 – Estabelecimento Aberto”, quando identificado pelo cidadão os estabelecimentos abertos sem autorização. A denúncias podem ser realizadas de forma anônima.
Leia mais:
Mapa mostra bairros onde foram registrados coronavírus em Goiânia