Aparecida realiza o 2º Festival Paralímpico no próximo sábado

0
(Foto: Divulgação Aparecida de Goiânia)

O 2º Festival Paralímpico de Aparecida de Goiânia no Centro de Artes e Esportes Unificado Orlando Carneiro, no Setor Cidade Vera Cruz será no próximo sábado, 21, a partir das 8h. Irão se reunir no evento mais de 300 pessoas, entre crianças e adultos para vivenciarem as modalidades esportivas paralímpicas. E ao mesmo tempo em mais de 70 cidades, com parceria entre o Comitê Paralímpico Brasileiro com a Prefeitura de Aparecida de Goiânia.

A comemoração deste evento é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, sendo sua segunda edição no município. Entre as modalidades esportivas inclusivas que serão oferecidas no festival estão a bocha paralímpica, o tênis de mesa e o vôlei sentado. O objetivo é fazer com que as pessoas que possuem deficiência tenham uma experiência com o esporte paralímpico. 

Ao todo serão escolhidos 200 alunos entre 10 e 17 anos com algum tipo de deficiência para vivenciarem as modalidades esportivas do festival. O Diretor de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência José Fernando destaca a importância do evento no município.

Segundo o diretor, é importante que a pessoa com deficiência seja inserida na sociedade, o evento contará também com a emissão de carteiras de identidade para PCD’s, no qual será necessário somente a apresentação de um laudo médico como comprovante da deficiência. 

No evento estarão presentes a primeira-dama, Vice-prefeito Veter Martins e a secretária de Assistência Social Mayara Medanha, o secretário Gerfeson Aragão, a secretária de educação Valéria Petersen e o presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, vereador Cláudio Nascimento.