20.8 C
Goiânia
quinta-feira, 15, maio 2025
- Anúncio -

Aparecida realiza Feira da Rede de Atenção Psicossocial com foco na inclusão e saúde mental

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia promove, nesta quinta-feira (15), a Feira da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Coordenação de Saúde Mental organizam o evento, que começa às 8h30, na Praça da Família, em frente ao Aparecida Shopping. A ação faz parte do calendário do mês de maio, marcado pela luta antimanicomial, e é aberta a toda população.

A feira valoriza a arte, a cultura e a convivência comunitária. Também estimula o debate sobre o cuidado em liberdade e a inclusão social de pessoas em sofrimento psíquico. A iniciativa busca também fortalecer a atenção psicossocial humanizada, baseada nos direitos humanos e na promoção da autonomia e dignidade.

Durante a programação, diversas unidades da RAPS apresentarão trabalhos terapêuticos desenvolvidos pelos usuários, além de promoverem oficinas, exposições, bazares e atividades interativas. As ações visam ampliar o conhecimento da população sobre os serviços de saúde mental oferecidos no município.

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok.

Leia Mais: Show de Henrique e Juliano em Goiânia arrecada mais de 18 toneladas de alimentos para a OVG

Destaques da programação

  • Consultório na Rua
    A equipe realizará a oficina “Liberdade Corporal”, com orientação de um professor de educação física. A proposta incentiva a expressão corporal e promove reflexões sobre consentimento, identidade de gênero, direitos sexuais e reprodutivos, mobilidade e respeito à diversidade.
  • Núcleo de Cuidados em Saúde Mental
    Terá um estande informativo com detalhes sobre os tipos de atendimento, horários, formas de acolhimento e acompanhamento oferecidos à comunidade.
  • CAPSI Alegria (Infantojuvenil)
    Apresentará uma exposição com trabalhos manuais feitos por crianças e adolescentes, incluindo bijuterias, crochê, pintura, esculturas e bonecas de pano. Também haverá uma mostra de doces artesanais produzidos durante as oficinas.
  • CAPS AD III Era Uma Vez (Infantojuvenil)
    Vai expor alimentos preparados junto com os usuários, como bolos, pipocas doces e salgadas, brigadeiros, beijinhos e batata chips artesanal.
  • CAPS III Bem Me Quer
    Levará à feira diversos trabalhos manuais confeccionados em grupos terapêuticos, como pinturas, crochês, desenhos e peças feitas em tear manual em parceria com a tecelagem Aurora.
  • CAPS AD III Criarte Vida
    Organizará um bazar solidário com roupas e acessórios doados por familiares de usuários, profissionais e membros da comunidade. A proposta é promover sustentabilidade, integração social e geração de renda.

Além das exposições e atividades práticas, todas as unidades participantes estarão disponíveis para orientar o público sobre os serviços de saúde mental do município, o público atendido e as formas de acesso aos atendimentos.

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -