Membros do Comitê de Prevenção e Enfrentamento a Covid-19 de Aparecida de Goiânia discutiram na tarde desta terça-feira (22), a proposta de retomada das atividades de espaços de festas e eventos no município. Foi autorizada, com regras e protocolos, a reabertura responsável dos mais de 260 estabelecimentos ativos e atividades relacionadas, como buffet, exposição aluguel de palcos, coberturas e outras estruturas de uso temporário no município.
As regras e normas para o retorno dessas atividades constarão de portaria que será publicada ainda nesta semana. O documento será elaborado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde e encaminhado para a Casa Civil para publicação no Diário Oficial Eletrônico de Aparecida.
De acordo com a secretaria de Saúde, a decisão de reabertura responsável foi tomada após avaliação dos dados técnicos que mostram que as medidas de prevenção deram resultado, como queda no índice de mortalidade e ocupação de leitos de UTI, além dos protocolos rígidos de prevenção a pandemia.
Conforme já destacados na reunião, os locais de festas e eventos, que estavam com as atividades paralisadas desde março para impedir o avanço do novo Coronavírus, deverão adotar todos os protocolos aplicados a bares e restaurantes, além dos seguintes critérios: número máximo de 100 pessoas, não podendo exceder a 30% da capacidade do estabelecimento e uma pessoa a cada 12m².
Equipamentos recreativos e esportivos
O Comitê também liberou a retomada responsável, assim que publicada portaria, de equipamentos recreativos e esportivos, como as arenas e quadras. O município de Aparecida conta atualmente com 170 estabelecimentos ativos, sendo 70 deles arenas e 15 possuem área maior de 1.200m².
Para verificar o cumprimento das regras nestas atividades que tiveram a reabertura liberada, a fiscalização será reforçada. O descumprimento das regras ocasionará interdição, multas e cassação do alvará de funcionamento do estabelecimento.
O Comitê de Prevenção e Enfrentamento a Covid-19 é formado pelas secretarias da Prefeitura de Aparecida, Ministério Público, Defensoria Pública, Câmara de Vereadores, Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), Associação dos Feirantes (Afag), Associação Comercial, Industrial e Empresarial da Região Leste de Aparecida (Acirlag) e Sebrae Goiás, Regional Aparecida.
Leia mais: Dra. Cristina diz que PL fraudou ata de convenção e irá à Justiça para manter candidatura