27.8 C
Goiânia
quinta-feira, 21, novembro 2024
- Anúncio -

Aparecida inaugura ala de tratamento para doenças cardiovasculares no HMAP

Ala de hemodinâmica do HMAP é inédita no serviço público de saúde municipal

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

Neste sábado 1º de julho às 8h30, será inaugurada oficialmente a ala de hemodinâmica do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia Iris Rezende Machado (HMAP), que é gerenciado pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. O novo setor é destinado ao tratamento de doenças cardiovasculares.

A entrega será feita pelo prefeito Vilmar Mariano e pelo secretário municipal de Saúde Alessandro Magalhães, com a participação do ministro de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, e seu secretário executivo, Olavo Noleto. O governador Ronaldo Caiado e o vice-governador Daniel Vilela também devem participar do ato solene.

A hemodinâmica funciona 24h todos os dias da semana. “O novo setor do HMAP realiza procedimentos que tratam doenças cardiovasculares com aparelhos modernos e tecnologia de ponta. Nesta semana, teremos a honra de marcar essa conquista do povo de Aparecida com a presença do Alexandre Padilha e do Olavo Noleto. Como auxiliares da então presidente Dilma Rousseff, eles ajudaram a concretizar o sonho do Maguito Vilela em construir o HMAP e foram fundamentais para abertura do nosso hospital”, destaca o prefeito Vilmar.

A ala de hemodinâmica do HMAP é inédita no serviço público de saúde municipal. Antes do seu funcionamento, os pacientes de Aparecida infartados ou com problemas circulatórios de veias e artérias aguardavam vagas de internação fora da cidade. Agora, eles são atendidos no próprio município pela equipe do Albert Einstein, com mais rapidez e segurança, ganhando um tempo valioso para o sucesso das intervenções. As doenças cardiovasculares, se não tratadas em tempo oportuno, podem causar complicações graves e levar à morte.

O novo setor do HMAP começou a funcionar em julho de 2022 e já realizou mais de 1.100 procedimentos. A hemodinâmica do Hospital Municipal de Aparecida recebe também pacientes da rede estadual. No local, são tratados casos eletivos e urgentes tanto do município como da macrorregião estadual Centro-Sul.

Entenda como funciona

A hemodinâmica é uma área de atuação destinada a diagnosticar e tratar disfunções relacionadas à circulação do sangue, como a doença arterial coronariana e infarto. Ela é usada para procedimentos que utilizam técnicas como o cateterismo, angioplastia e colocação de stents. Esses recursos, minimamente invasivos, permitem melhorar o fluxo sanguíneo para o coração, aliviar sintomas, prevenir agravamentos e salvar vidas.

Como todos os demais serviços do HMAP, o acesso ao tratamento de doenças cardiovasculares ocorre via Central Municipal de Regulação.

HMAP

O Hospital Municipal de Aparecida é o maior do Estado, construído por uma prefeitura. A unidade tem 235 leitos operacionais, sendo 39 UTI´s adulta e 10 pediátricas, 155 leitos de enfermaria e 10 salas cirúrgicas. O hospital tem ainda capacidade para realizar mais de 1.100 internações clínicas por mês, 646 cirurgias eletivas, 195 procedimentos hemodinâmicos, oito mil consultas médicas ambulatoriais e sete mil exames de imagem mensais.


- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -