Caso aumente o índice de transmissão da Covid-19 em Aparecida de Goiânia, que atualmente está em 1,2, e a taxa de ocupação de leitos fique acima de 70% por três dias consecutivos, o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao novo Coronavírus pode decretar o retorno do isolamento social intermitente.
Com isso, a cidade voltaria a cumprir o escalonamento regional no cenário amarelo, em que cada macrozona fecha um dia por semana e a cidade inteira aos domingos.
Neste momento, porém, o Comitê decidiu intensificar a fiscalização das regras atuais para evitar a disseminação do vírus na cidade. Até esta sexta-feira (19) a taxa de ocupação de leitos era de 64% no município.
A avaliação é que Aparecida de Goiânia pode continuar neste modelo porque a Prefeitura tem testado, monitorado e cuidado de quem necessita de atendimento. A cidade realiza testagem em massa, sendo que, desde o início da pandemia, foram realizados mais de 200 mil testes RT-PCR, considerado padrão ouro para diagnóstico da Covid-19.
Vale ressaltar que o município não demanda leitos de UTI para o Complexo Regulador Estadual, pelo contrário, tem cedido leitos para outras cidades do estado de Goiás. A Prefeitura implantou 190 leitos exclusivos para Covid-19, sendo 130 UTI.
Leia mais: Goiás registra 1.135 casos e 37 óbitos pela covid-19 nesta sexta, diz boletim