Aparecida amplia postos de vacinação contra Tuberculose para recém-nascidos

Data:

A Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) ampliou os postos de vacinação contra Tuberculose para recém-nascidos. A vacina BCG, que protege contra a doença, é a única do calendário básico que tem dias e locais específicos de aplicação. Ao todo, são 11 unidades que vão se revezar ao longo da semana na oferta do imunizante. Até então, eram 7 postos.

“A aplicação da vacina BCG tem cronograma especial porque cada frasco que recebemos do Ministério da Saúde (MS) vem com 20 doses que vencem rapidamente, após seis horas depois do frasco aberto, e a demanda é baixa, afinal, ela é aplicada apenas em recém-nascidos. Por isso, concentramos a oferta em unidades específicas, para não ter desperdício”, explica a coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro.

Renata ressalta também que, apesar dessas especificidades e da quantidade limitada de vacinas recebidas pelo MS, o município conseguiu melhorar a distribuição e ampliar os postos: “Nosso objetivo é aproximar a imunização da população. Estudamos a melhor estratégia e dobramos os postos estratégicos que aplicam a vacina diariamente, de segunda a sexta, e aos sábados continuamos com a oferta na Central de Imunização”.

Importância da BCG

A vacina BCG protege contra as formas graves da Tuberculose Miliar e Meníngea e também fortalece o sistema imunológico das crianças contra outras doenças. Ela deve ser administrada em recém-nascidos e em crianças com até quatro anos de idade que não tenham sido vacinadas anteriormente.

Confira o cronograma da vacinação da BCG em Aparecida:

Segunda-feira
Das 7h30 às 16h30
UBS Santa Luzia – Telefone: (62) 3545-4701
UBS Boa Esperança – Telefone: (62) 3537-5284

Terça-feira
Das 7h30 às 16h30
UBS Bandeirantes – Telefone: (62) 3578-5429
UBS Expansul – Telefone: (62) 3545-6556

Quarta-feira
Das 7h30 às 16h30
UBS Bairro Cardoso – Telefone: (62) 3288-1887
UBS Cândido de Queiroz – Telefone: (62) 3549-7585

Quinta-feira
Das 7h30 às 16h30
UBS Cruzeiro do Sul – Telefone: (62) 3277-8616
UBS Madre Germana – Telefone: (62) 3258-9961

Sexta-feira
Das 7h30 às 16h30
UBS Papilon Park – Telefone: (62) 3545-4830
UBS Florença – Telefone: (62) 3545-4834

Sábado
Das 7h30 às 13h
Central de Imunização – telefone: (62) 3545-5868

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Prefeitura de Goiânia amplia tratamento gratuito para quem quer parar de fumar

Tratamento oferecido pela rede municipal inclui acompanhamento multiprofissional, encontros semanais e, quando necessário, medicamentos para auxiliar no abandono do cigarro

Flávio Bolsonaro tem 46% e Lula 45% em eventual 2º turno, aponta Pesquisa BTG/Nexus

Pesquisa BTG Pactual/Nexus mostra Flávio com 46% e Lula com 45% em eventual segundo turno; diferença está dentro da margem de erro

Goiás terá pancadas de chuva e temperaturas de até 30°C nesta terça

Após frente fria derrubar as temperaturas no feriado, termômetros voltam a subir gradualmente no Centro-Oeste, mas Goiás ainda terá instabilidades

Prefeitura de Goiânia realiza 132 mil cirurgias e reduz filas em até 98%

Prefeitura afirma que foram 132.472 procedimentos desde o início da gestão, além de reduções de até 98% nas filas por cirurgias e consultas especializadas