27.8 C
Goiânia
sexta-feira, 22, novembro 2024
- Anúncio -

André Negrão volta a Sebring, palco de sua primeira vitória no WEC em 2022

Brasileiro agora compete na LMP2, categoria na qual foi bicampeão de Le Mans e campeão mundial no badalado WEC

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

A temporada 2023 do Mundial de Endurance da FIA, o WEC, começa em 17 de março. Porém, uma semana antes – nos dias 11 e 12 – o principal campeonato de corridas de resistência do mundo realiza uma bateria de testes oficiais exatamente no mesmo palco de sua etapa de abertura, a pista de Sebring, nos Estados Unidos.

O histórico traçado da Flórida também foi o local da vitória que levou o brasileiro André Negrão, da equipe Alpine, a liderar a classificação geral de 2022 até a última etapa do Mundial, tornando-se vice-campeão na prova de encerramento.

O prólogo, como é chamada essa sessão oficial de testes livres, marcará ainda o retorno de André Negrão à categoria LMP2, na qual foi campeão mundial no torneio de 2018-2019. Talvez até mais importante, foi na LMP2 que André venceu duas vezes a principal corrida do mundo – as 24 Horas de Le Mans – nas temporadas de 2018 e 2019.

Mas nos ensaios de Sebring o piloto da Alpine concentrará atenção no entrosamento com seus novos companheiros – o britânico Olli Caldwell e o mexicano Memo Rojas. A meta equipe francesa é, ainda, encontrar bases sólidas para o desenvolvimento de acertos a serem utilizados durante o ano.

“Nosso último teste foi em Portugal, ainda no começo de fevereiro, por isso essa aclimatação será importantíssima antes da primeira etapa”, disse Negrão. “Depois de nosso treino em Portugal, os carros embarcaram para os Estados Unidos de navio e vamos vê-los novamente apenas na pista, em Sebring. Obviamente comecei minha readaptação ao LMP2, um carro que tem menos eficiência aerodinâmica e pneus que possuem menos aderência que os da categoria Hypercar, que utilizei até o ano passado”, disse Negrão.

 Sobre seu novo carro, André se sente confiante. “Em linhas gerais, o A470 é muito semelhante ao modelo que a Alpine usava anteriormente, com chassi Oreca e motor Gibson. Na verdade, ele agora ficou até um pouco mais lento em função de algumas mudanças aerodinâmicas e de motor. Mas isso é efeito do BoP (balance of performance, ou equilíbrio de desempenho em tradução livre) promovido pela FIA. Essas modificações foram feitas por que a ideia é que não sejamos mais rápidos que os Hypercars”, disse.

MUNDIAL DE ENDURANCE: TEMPORADA 2023
17/03 – Sebring – EUA – 1000 milhas
16/04 – Portimão – Portugal – 6 horas
29/04 – Spa-Francorchamps – Bélgica – 6 horas
11/06 – Le Mans – França – 24 horas
09/07 – Monza – Itália – 6 horas
10/09 – Fuji – Japão – 6 horas
04/11 – Sakhir – Bahrein – 8 horas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -