27 C
Goiânia
sexta-feira, 16, maio 2025
- Anúncio -

Amma propõe sistema de microdrenagem para terminais de ônibus em Goiânia

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

A Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) apresentou, nesta quinta-feira (15), uma proposta de solução para os recorrentes alagamentos nos terminais de ônibus de Goiânia. O projeto, detalhado em reunião com a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), sugere a instalação de caixas de retenção e infiltração em pontos estratégicos, com foco na contenção e absorção das águas pluviais.

A reunião foi conduzida pela presidente da Amma, Zilma Peixoto, acompanhada dos gerentes Gabriel Tenaglia e Pedro Baima. Eles levaram à CMTC um modelo inicial de microdrenagem pensado para o terminal da Praça da Bíblia, mas com possibilidade de aplicação em outros terminais da capital.

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok.

Leia Mais: Prefeitura de Aparecida inicia obras de recapeamento em avenidas e dá largada a pacote de R$ 150 milhões

Solução técnica para evitar alagamentos

Zilma Peixoto explicou que o modelo tem caráter conceitual e permite adaptações conforme as características de cada local. “Apresentamos uma proposta para o terminal da Praça da Bíblia que pode ser replicada em outros pontos”, afirmou. O objetivo é melhorar a drenagem urbana e reduzir os alagamentos”, afirmou.

O projeto propõe escavações no solo para criar caixas abaixo do nível da rua. Esses reservatórios retêm a água da chuva e permitem que ela se infiltre gradualmente no solo. “Essas caixas funcionam como amortecedores do fluxo de água, evitando que o volume de chuva desça com força para áreas mais baixas”, explicou o gerente Pedro Baima.

Parceria e próximos passos

O presidente da CMTC, Murilo Ulhôa, elogiou a proposta e sinalizou apoio para viabilizá-la. “A ideia é muito interessante e pode ajudar a resolver um problema recorrente. Agora, nossas equipes técnicas vão trabalhar em conjunto para alinhar os detalhes e adaptar a solução à realidade dos terminais”, afirmou.

A reunião também contou com a presença do assessor da presidência da CMTC, Domingos Sávio; do diretor executivo da RedeMob Consórcio, Leomar Avelino; e do diretor de transportes da RedeMob, Cezane Eduardo Siqueira.

A expectativa é que, nos próximos dias, os encontros técnicos entre Prefeitura e Companhia avancem. Isso permitirá iniciar a implantação do sistema em fase piloto.

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -