Adidas versus Nike: duelo das fornecedoras esportivas na Final da Copa do Mundo

Data:

A Copa do Mundo é o evento futebolístico mais acompanhado do universo, e com certeza uma grande oportunidade de ter a sua marca exposta para todo o globo é sendo a fornecedora da equipe campeã que levantará o mais cobiçado troféu do mundo.

Nesse quesito, há uma marca que tem grande vantagem perante suas concorrentes, a Adidas. Isso porque desde que as marcas das fornecedoras esportivas começaram a ser expostas nas camisas das seleções, a Adidas já teve sua marca expostas ao lado de 5 campeãs!

Antes de mais nada é preciso explicar alguns pontos. O primeiro deles é em questão dos contratos entre marcas e fornecedoras, isso porque antigamente não existia contratos exclusivos de uma marca com uma seleção, mas era óbvio que uma, ou algumas fábricas eram responsáveis pelo fornecimento do material esportivo para as equipes.

Outra questão importante fica por conta da seleção italiana. Até 1998, a Azzurra manteve a “tradição” de não colocar em seu uniforme, a marca da fornecedora que fabricava o seu uniforme. Apesar disso, olhando o material esportivo usado pela Itália na Copa de 1982, há na etiqueta a marca da Le Coq Sportif.

Diante disso, por não temos conhecimento de como funcionavam os acordos entre essas marcas e as seleções, se elas tinham por exemplo, acordos financeiros, de marketing, ou se eram as confederações que simplesmente compravam das marcas os uniformes, vamos considerar apenas os casos em que a marca foi explicitamente exposta no uniforme.

Adidas

A marca que é também desde 1970, a fornecedora oficial da Copa do Mundo, possui 5 títulos mundiais: 1978 com a Argentina, em 1990 e 2014 com a Alemanha, em 1998 com a França e em 2010 com a Espanha.

Nike

A marca começou a participar dos Mundiais apenas em 1998, já foi campeã com o Brasil em 2002 e recentemente com a França, na Copa de 2018.

A Le Coq Sportif tem um título, já que vestia a Argentina em 1986, mesma quantidade tem a Umbro, que esteve ao lado do Brasil em 1994 e a PUMA, vencedora com a Itália em 2006.

Amanhã, no estádio Lusail, ao meio-dia, Adidas e Nike vão medir forças, ou melhor, Argentina e França, ostentando os uniformes fornecidos por Adidas e Nike, vão escrever mais um capítulo dessa “batalha das fornecedoras de material esportivo”.

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Prefeitura alerta para prevenção às arboviroses com previsão de novas chuvas em Goiânia

Capital já registra aumento nos casos de chikungunya e reforça orientações para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti

Governo de Goiás abre inscrições para 4 mil novas bolsas do ProBem

Programa oferece bolsas integrais e parciais para estudantes em situação de vulnerabilidade social; inscrições seguem até 3 de julho

Portal Goiânia Pulsa reúne coleção de guias turísticos em português, inglês e espanhol

Materiais digitais gratuitos apresentam parques, gastronomia, cultura, patrimônio histórico e opções de compras para moradores e visitantes da capital

Ancelotti indica mudanças e Brasil deve ter nova formação contra o Haiti na Copa do Mundo

Treinador italiano prepara até três alterações na equipe para o duelo desta sexta-feira, na Filadélfia, pela segunda rodada do Grupo C