A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado (Seds) promove nesta quarta-feira (20), das 14h às 20h, na Praça Joaquim Lúcio, em Campinas, em Goiânia, o “Dignidade na Rua”.
A ação do Goiás Social, programa do Governo de Goiás que enfrenta as desproteções sociais nos municípios, reunirá 18 entidades, incluindo órgãos governamentais, instituições privadas e ONGs.
De acordo com a secretaria, os serviços oferecidos são os de registro civil, Passe Livre da Pessoa com Deficiência, Carteira do Autista, Passaporte do Idoso, além de corte de cabelo e distribuição de roupas, que foram recebidas por meio de doação.
A Secretaria Estadual de Saúde levará vacinas para covid-19, e a Secretaria Municipal de Saúde aplicará autotestes de HIV e sífilis, além de aferir pressão e temperatura e fazer curativos.
A superintendente de Direitos Humanos da Seds, Ana Luísa Freire, explica que o evento atende às necessidades das pessoas que vivem em espaços públicos, o que envolve, desde emissão de documentação até serviços de atenção à saúde.
“O nome do evento foi escolhido pelas próprias pessoas nesta situação, numa demonstração clara de que eles têm consciência da sua condição cidadã”, conta.
Para o secretário da Seds, Wellington Matos, a ação ressalta a importância da parceria entre os entes governamentais e a sociedade civil.
“Precisamos oferecer oportunidades para que elas superem a condição em que se encontram, possibilitando caminhos para que retomem uma rotina com dignidade, como qualquer outra pessoa”, declara.
O titular faz questão de destacar que o “Dignidade na Rua”, que estima atender mais de 200 pessoas na ação desta quarta-feira, é uma mobilização integrada de poderes, reunindo secretarias governamentais, órgãos de defesa do cidadão e iniciativa privada, além de grupos voluntários.
Os envolvidos na ação Dignidade na Rua são a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), Secretaria da Retomada (SER), Secretaria Estadual da Saúde (SES), Secretaria de Segurança Pública (SSP), Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano Social (SEDHS), Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), Ministério Público de Goiás (MP-GO), Núcleo dos Direitos Humanos da Defensoria Pública (NUDH/DPE), Saneago, Comurg, Organização das Voluntária de Goiás (OVG), Cartório Antônio do Prado, Associação Tio Cleobaldo, Colégio Vitória, Mamas da Solidariedade e Basílica Sagrada Família.
Leia mais: Deputados goianos aprovam título de cidadania ao empresário Luciano Hang