O Goiás está na Série A 2022! Com a cidade de Campinas tomada por esmeraldinos, o Verdão bateu o Guarani, adversário direto na briga pelo acesso, por 2×0, chegou aos 64 pontos e garantiu matematicamente sua vaga no G-4 ao final do Brasileirão Série B. Élvis e Nicolas marcaram os gols esmeraldinos que incendiaram a torcida goiana no Brinco de Ouro.
Na próxima rodada o time goiano enfrenta o Brusque, no estádio da Serrinha, e despede do Brasileirão Série B diante do seu torcedor. O Verdão ainda vai disputar a terceira posição e até pela vice-liderança, uma vez que empatou em número de pontos com o Coritiba. O Botafogo já confirmou o título da competição com 69 pontos.
VITÓRIA E ACESSO
A partida começou eletrizante, fazendo jus ao valor dela para ambas as equipes no campeonato. Com a possibilidade de garantir seu acesso à Série A, o Goiás começou ligado: forte na marcação e bem postado para contra-atacar. O Guarani, que também visa o acesso e procurava a vitória para depender apenas de si na rodada final, tomou as rédeas da partida e procurava dar o ritmo do jogo.
Aos 5 minutos por pouco não veio o gol dos donos da casa. Régis achou excelente passe e cruzou a bola na entrada na pequena área. Pablo chegou livre, inteiro na jogada, mas se precipitou, pegou mal na bola e isolou uma chance claríssima de gol. O castigo veio 2 minutos depois. Em cobrança de falta, Élvis cobrou direto para o gol, a bola desviou e entrou: 1×0 para o Verdão Goiano.
Quando o torcedor do Bugre voltava a se animar, vendo o time pressionar em campo e criar duas excelentes chances de empate, veio mais um balde de água fria: Nicolas aproveitou cruzamento, subiu por detrás da marcação e fez o segundo do Goiás. Antes disso, Tadeu havia feito um verdadeiro milagre e espalmado chute colocado de Régis e Lucão do Break já tinha cabeceado com perigo uma bola riscando a trave.
Na etapa final a tônica do jogo se mantinha. O Guarani tentava o ataque a todo custo, enquanto o Goiás se ajustava muito bem na marcação e procurava espaços para contra-atacar. E quem se dava melhor nesse duelo era o Esmeraldino, que conseguia segurar o adversário, não sofria pressão e mantinha a vantagem no placar sem riscos.
Nos minutos finais a tensão tomou conta da partida. Os jogadores do Guarani já se monstravam irritados e ansiosos, o Goiás tenta segurar a partida e assim algumas confusões se formaram. Em sua substituição, Nicolas demorou a deixar o gramado, recebeu amarelo. Na saída se envolveu em outra confusão com reservas do Guarani e acabou expulso. Sem ter a cabeça no lugar, o time da casa não conseguiu reagir e o Verdão confirmou a vitória e o acesso à Primeira Divisão.
FICHA TÉCNICA
Brasileirão Série B – 37ª rodada
Guarani 0x2 Goiás
Data: 22/11/2021
Horário: 20h
Local: Estádio Brinco de Ouro, em Campinas-SP
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Auxiliar 1: Rodrigo Figueiredo Correa (RJ)
Auxiliar 2: Michael Correia (RJ)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Gols
Guarani:
Goiás: Élvis (07’1T – 0x1); Nicolas (29’1T – 0x2)
Cartões amarelos: Matheus Ludke, Júlio César, Régis (GUA); Diego, Artur, Nicolas (GEC)
Cartões vermelhos: Nicolas (GEC)*
*expulso fora de campo após ser substituído
Guarani: Rafael Martins; Matheus Ludke (Allan Victor), Ronaldo Alves, Thales e Bidu; Bruno Silva, Índio (Andrigo) e Régis; Júlio César (Renanzinho); Pablo e Lucão do Break.
Técnico: Daniel Paulista
Goiás: Tadeu; Diego, David Duarte, Reynaldo e Artur; Caio Vinícius, Fellipe Bastos Rezende e Élvis (Luan Dias); Dadá Belmonte (Apodi) e Nicolas (Bruno Mezenga).
Técnico: Glauber Ramos