De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, na tarde desta segunda-feira, dia 24, Goiás tem 119.364 casos de coronavírus e 2804 pessoas perderam a vida por complicações da doença. O número de suspeitos da doença subiu para 181.736 e já passa de 109 mil goianos recuperados.
Em Goiânia 797 pessoas morreram pela Covid-19 e 30.671 foram confirmadas com a doença. Para tentar controlar a pandemia, a Secretaria de Saúde do Município tem investido na testagem ampliada.
Nesta segunda, os testes começaram nas regiões Sul e Campinas Centro. As duas regiões contemplam 109 bairros e foram escolhidas por critérios epidemiológicos dos últimos 14 dias.
A região Sul é a primeira a receber as equipes de testagem. De segunda-feira (24) a sexta-feira (28), das 8h às 17h, haverá pontos para realização dos testes no Centro Popular de Abastecimento de Lazer (Cepal) do Jardim América, somente na modalidade de drive-thru e na Escola Municipal Moacir Mondar Brandão, ao lado do Cepal, onde serão atendidos os pedestres.
Já na região Campinas Centro os testes se iniciam na quinta-feira (27) e vão até sábado (29), também das 8h às 17h. A testagem acontecerá na Escola Municipal Santa Helena, Vila Paraíso e na Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA) (Parque Agropecuário). Nos dois locais haverá atendimento nas modalidades de drive-thru e pedestre.
Poderão realizar o teste pessoas acima de 12 anos que não apresentem sintomas. A orientação é que aqueles que tiverem algum sintoma procurem uma unidade de saúde. O teste de antígeno é realizado a partir do material coletado no nariz com swab, que são espécies de hastes flexíveis. O resultado fica pronto em cerca de 20 minutos após a coleta.
Balanço da testagem
Desde o início da testagem ampliada da população em Goiânia para a Covid-19 já foram testadas mais de 35 mil pessoas, sendo que mais de quatro mil apresentaram resultado positivo. Já foram realizados testes nas regiões norte, noroeste, sudoeste, leste e oeste.
Vacinação contra sarampo e gripe
Aproveitando o grande fluxo de pessoas nos locais de testagem, a SMS continuará realizando a vacinação contra sarampo e gripe (influenza) nas pessoas que apresentarem resultado negativo para a Covid-19. Podem se vacinar contra sarampo quem tiver entre 20 e 49 anos, independente do número de doses tomadas anteriormente. No caso da gripe, podem se vacinar pessoas de todas as idades que ainda não foram imunizadas este ano.
Texto: Danila Bernardes